sábado, 20 de setembro de 2014

Carne comercializada em várias cidades da região de CZ é cortada no chão misturada a sangue e insetos; “Pode matar pessoas”. Vídeo

20/09/2014

Uma reportagem especial produzida pelo Diário do Sertão flagrou esta semana, a situação do matadouro público da cidade de Carrapateira, na região de Cajazeiras.


Sem qualquer higiene, os animais são levados para o matadouro, onde são cortados e a carne é separada no chão, misturada ao sangue e muita sujeira.
Sem estrutura, sem critérios e pessoas sem qualquer proteção, os homens cortam a carne que fica exposta a todo tipo de insetos, e este produto é levado para mesa das famílias, que corre o risco de contaminar e até matar pessoas.
Segundo informações das pessoas que trabalham no local, a carne além de ser consumida pelo povo de carrapateira é levada para outros municípios da região.

Um popular contou que o problema vem se arrastando por muito tempo, e reclamou da ausência de fiscalização. “Um veterinário vem uma vez perdida e a imoralidade continua do mesmo jeito. A sujeira é imoral. É cada vez pior”.
Outra pessoa que também trabalha no local disse que a carne comercializada na região pode chegar a matar pessoas.

Estudo

Foi feito um levantamento durante nove meses pela ONG Amigos da Terra – Amazônia Brasileira, onde constatou que 30% da carne consumida no País não passa por nenhuma fiscalização.

E, pior ainda, o estudo elaborado pela Amigos da Terra constatou que 70% dessa carne não é clandestina. Ou seja, apesar de imprópria para o consumo, ela passa facilmente pelos mecanismos de fiscalização governamentais, pois transita por frigoríficos e abatedouros autorizados a funcionar, com a aprovação concedida por médicos veterinários que têm o dever de atestar a origem e a qualidade do que será levado à mesa dos brasileiros.

O problema é que a omissão – ou conivência – dos veterinários com esses matadouros expõe a população a uma série de doenças, como a teníase, que leva a perturbações nervosas, e a potencialmente fatal tuberculose.

O outro lado
O prefeito da cidade de Carrapateira, André Pedrosa (André de Zé Molenga - PTB), foi procurado por duas vezes pela reportagem mais não foi localizado.
Já o administrador do matadouro, Valciano Bernardo disse que a gestão está investindo para melhorar o local, realizada limpeza em várias áreas. “Já fornecemos fardamento e botas para os funcionários e fazemos a limpeza duas vezes por semana”.

Veja vídeo!




DIÁRIO DO SERTÃO
Carne comercializada em várias cidades da região de CZ é cortada no chão misturada a sangue e insetos; “Pode matar pessoas”. Vídeo

Nenhum comentário: