quinta-feira, 14 de abril de 2016

Homem residente na Vila Nova em Cajazeiras morre vítima de Leishmaniose (calazar) no HRC

14/04/2016


Muitos animais soltos nas ruas da cidade de Cajazeiras coloca a população em risco de contrair problemas de saúde como o calazar. O alerta foi feito pelo vereador Neto da Vila Nova que confirmou o falecimento de uma pessoa residente no bairro vitimado por calazar.

Segundo informações, o senhor José Bernardino Filho, 59 anos, foi internado no Hospital Regional de Cajazeiras, onde passou alguns dias sendo tratado após ser diagnosticado que ele havia contraído Leishmaniose ou Calazar.

O paciente que residia na Rua José Vicente da Silva no Bairro Vila Nova 3 teve seu quadro de saúde agravado vindo a falecer por volta das 09h00 da manhã dessa quarta-feira (13).

A quantidade de cachorros soltos na cidade provoca na população sentimento de medo com a doença.

O que causa o calazar?

O calazar é causado por picadas do mosquito-palha phlebotomina, vetor que transmite o parasite leishmania. Os mosquitos se alimentam de sangue de animais e de humanos para desenvolver seus ovos.

Se o sangue contendo parasitas leishmania for sugado de um animal ou de um humano, a próxima pessoa que for picada também será infectada e desenvolverá a leishmaniose.

Meses após a infecção inicial, a doença pode evoluir para uma forma mais grave, chamada leishmaniose visceral ou calazar.

Sintomas do calazar

Inicialmente, parasitas leishmania causam feridas no local da picada do mosquito-palha. Se a doença progredir, ela ataca o sistema imunológico.

O calazar se manifesta de dois a oito meses após a infecção com sintomas mais generalizados, incluindo febre prolongada e fraqueza.



Redação Portal CZN

Nenhum comentário: