domingo, 19 de junho de 2016

Bom Jesus realiza com sucesso o II Fórum Comunitário do Selo UNICEF município aprovado Edição 2013-2016.

19/06/2016


O município de Bom Jesus - PB, realizou na ultima quinta - feira, 16 de junho, o II Fórum Comunitário do Selo Unicef Município Aprovado Edição 2013-2016. O fórum aconteceu no Centro Cultural Edme Tavares e contou com grande participação da população que mais uma vez mostrou o interesse em participar da metodologia do selo viabilizando esforços para melhorar a qualidade de vida das crianças e adolescentes.



O fórum aconteceu em dois momentos: A Feira de Ações Estratégicas, "Crescendo Juntos",foi iniciada às 8h, onde foram expostas as ações estratégicas de políticas públicas e de participação social desenvolvida pelo município ao longo dos anos, o momento contou ainda com a participação de estudantes das escolas estaduais e municipais e autoridades que prestigiaram a apresentação dos banners realizada pelos adolescentes do NUCA, apreciando a decoração dos stands.


Logo após, as 10h realizou-se a Assembleia do Fórum, o Adolescente do NUCA João Pedro conduziu o cerimonial e declarou aberto os trabalhos e convidou para fazerem parte da mesa: O Vereador Evandro Abel de Souza, representando o Prefeito Roberto Bayma, a Secretária de Ação Social Sônia Bezerra, o Secretária de educação Eliener Dantas, A Coordenadora de Imunização do município Dra Cristina Carolino , representando a Secretária de saúde Dra. Denise Bandeira, a mediadora do Selo Unicef Roberta Chaves, Sargento Iranilton representando o PROERD do 6º BPM, a professora Biô da Escola Maria do Carmo, Fernando Gonçalves representando o CRAS Bom Jesus, Wagner Lima coordenador do Selo Unicef Bom Jesus,  e demais autoridades.  iniciando o evento com a apresentação do quinteto de saxofone à execução do Hino Nacional, e a Vida do Viajante, pelo Maestro Solonier,  em seguida apresentação do Grupo de Ballet Raios Luz com a professora Bel Cristina,  dando seqüência apresentação do grupo de Karatê, sobre o comando  da Sunsei Jusicleide  Nascimento,  em seguida apresentação do Cangaço com o Professor Luiz Fernando  e por último apresentação do Projeto da Água da Professora Biô e coordenada pela Professora Dircilene Brito,  apresentações belíssimas. Registrando que o evento teve um toque especial da Coordenadora do CRAS Diane Sampaio, a Assistente Social Andressa Priscila e os demais colabores do CRAS de Bom Jesus.



Na ausência do prefeito Roberto Bandeira, que se encontrava em  Recife recebendo medalha como prefeito Destaque do ano escolhido entre os 50 melhores do Brasil, o vereador Evandro Abel representou o prefeito, destacando os investimentos que a Prefeitura de Bom Jesus vem realizando no município, revelou que o gestor disse o quanto era importante essa premiação para o nosso município.


O Secretário de Educação Eliener Dantas, falou das dificuldades que a atual gestão passou para desenvolver todas essas ações devido a inúmeros problemas deixados pela gestão passada, na área da educação destacou que antes o município não possuía transporte escolar adequado conforme a legislação, que antigamente crianças e adolescentes andavam em cima de pau-de- arara e em cima de caminhonete, representando risco ao se deslocarem para a escola, também reformamos as escolas municipais, e terminou falando sobre a nota do IDEB em 2011 era 3.5 e agora em 2013 elevamos para 4.0.


Em seguida o Articulador Municipal do Selo Wagner Lima apresentou a metodologia o objetivo do fórum e as ações que o município conseguiu realizar durante essa edição. “Falou da ousadia do município na adesão ao Selo UNICEF e do trabalho articulado da rede e na implementação de ações e realização de programa políticas públicas em favor da infância e adolescência”, destacou a mesma na sua fala.

A Mediadora do Selo UNICEF Roberta Chaves, encerrou o evento, explicou que a função do mediador de conferir se o município postou a comprovação das ações da plataforma, destacando que Bom Jesus realizou as ações que foram postadas na Plataforma do Selo. Falou que está muito feliz pelo trabalho realizado por todas as secretarias e os adolescentes do NUCA.

O evento contou com a presença de mais de 100 pessoas, entre representantes de órgãos governamentais e da sociedade civil. Dentre elas os representantes de entidades como: CMDCA, Comissão Pró- Selo, vereadores, representantes das secretarias de Assistência Social, Educação, Saúde, CRAS, CREAS, Conselho Tutelar e o NUCA.

Após o fórum no período da tarde a mediadora do UNICEF e o articulador municipal do Selo, visitaram o CMDCA e o Conselho Tutelar para averiguação do questionário respondido pelos mesmos e enviado para a plataforma Crescendo Juntos.

Para a Secretária de Ação Social Sonia Bezerra, o município de Bom Jesus, tem cumprido todas as metas principalmente no tocante ao enfrentamento das políticas publicas em defesa da criança e do adolescente, é preciso a união de todos, e com o empenho do nosso prefeito Roberto Bayma, o município só tende a crescer finalizou.




















































cancaonoticias

Nenhum comentário: