domingo, 24 de julho de 2016

Deputado Jeová Campos visita obras da transposição e constata trecho parado abandonado pela Mendes Junior, que pode adiar a chegada da agua no sertao paraibano para 2018

24/07/2016


O Deputado  Estadual  Jeová Vieira Campos (PSB), Presidente da Frente Parlamentar das Águas, esteve visitando na ultima sexta feira (22), acompanhado por vários profissionais da imprensa sertaneja, de presidentes de sindicatos, vereadores, advogados e outras autoridades, visitaram as obras da transposição do São Francisco no eixo norte . 


Tucutu

A equipe saiu as 04:00 horas da manhã da cidade de Cajazeiras PB, com destino a cidade de Cabrobó PE, onde por volta das 08:00 horas chegaram ao destino e foram recepcionados pelo engenheiro Bruno do Ministério da Integração, que levou toda a equipe até a barragem de Tucutú no estado pernambucano, e em seguida dirigimos até o município de Terra nova, onde funciona a primeira estação de Bombeamento a EBI, que alimenta trecho do canal até o município de Salgueiro, a obra já foi testada está em pleno funcionamento.

Estação de Bombeameento I tucutu

A comitiva seguiu viajem pelo canal e visitaram a  barragem de Terra nova, uma barragem de aproximadamente 2 milhões de metros cúbicos. Em seguida seguiram para a estação de bombeamento a EB2, que encontra-se concluida: as obras de infra estrutura e de equipamentos, faltando só alguns ajustes para o seu funcionamento. É neste ponto onde surge o maior problema da transposição, a Empresa Mendes Júnior responsável por este Lote, abandonou a obra alegando problemas financeiros, prejudicando assim a conclusão da obra prevista para o mês de dezembro de 2016. Neste lote faltam a conclusão de uns 20 km de canal, além da construção de 02 aquedutos, mais a conclusão da EB3, que está construído só a Estação  de Bombeamento faltando a instalação de equipamentos e outros detalhes de infra estrutura.

Estação de Bombemaneto 2  Terra Nova Cabrobó

O engenheiro Clein do Minsitério da Integração, disse ser impossível a chegada da água a paraiba em 2017,  sem o término do Lote 2, uma vez que temos água já em vários trechos, mais sem as estações estarem prontas, num é possível o canal ser abastecido. disse

Jati Ce

O Deputado Jeová acompanhado do dois engenheiros visitou os municípios de Jatí e Brejo Santo Ce, onde foram constatados que as barragens destes dois municípios estão 99% prontas, a Barragem de Jatí que ten capacidade de 25 milhões de m3, é uma das mais belas da transposição, em seguida vem as barragens de Porcos com 108 milhões, Canabrava, Boi I, Boi II e Cipó todas em Brejo Santo também em fase de conclusão, além do canal que segue por todo esse trecho em pleno vapor.


As obras que partem desde Salgueiro até Jatí estão sendo construidas pela empresa SERVENG, que tem dado todo empenho e acelerado a conclusão das obras, que segundo os  engenheiro se as outras empresas tem seguido o exemplo da SERVENG as obras poderiam serem entregues conforme  o planejado pelo Ministério da Integração.


Todo trecho do canal que liga de cabrobó até milagres é de 106 e Km, sendo que 80% das obras do canal estão pronta restando 20%, que inclui o trecho abandonado pela empresa Mendes Júnior.

Por fim a comitiva visitou o canteiro de obras de Boa Vista no município de São Jose de piranhas na paraíba,  onde também as obras estão quase concluidas.

O deputado Jeová Campos, preocupado com a situação dessa paralisação, estará se reunindo amanhã segunda feira (25), na CDL de cajazeiras, as 19:00 horas, com membros da imprensa e diversos seguimentos da sociedade civil organizada de Cajazeiras, para a construção de um Fórum de Debates, onde será cobrado  participação dos nossos representantes da bancada paraibana, com assento na Câmara e Senado Federal, para agilizarem junto ao Tribunal de Contas da União, a dispensa de Licitação e a indicação de uma empresa idônea para a conclusão do trecho parado pela Mendes Junior.

fotos:








































































































cancaonoticias

Nenhum comentário: