terça-feira, 29 de novembro de 2016

Prefeitura de Bom Jesus distribuiu e esta vacinando todo o rebanho do muncípio contra aftosa e brucelose

29/11/2016

O Prefeito Roberto Bayma do município de Bom Jesus, preocupado com o rebanho, distribuiu mais de 1.600 doses, a campanha vai vacinar em torno de 1600 cabeça de gado para aftosa e cerca de 120 para brucelose fazendo não somente a imunização da aftosa como também  as bezerras de 3 a 8 meses de idade para brucelose.



O Prefeito Bayma, além de autorizar a Secretária de Agricultura Maria Alcântara Duarte, a distribuir a vacina gratuitamente ainda disponibiliza o veterinário e mais uma equipe para vacinar o rebanho.

 A Campanha começou no ultimo dia 24 de novembro no sítio cacaré e vai até o dia 05 do mês de dezembro, quando vacinará o rebanho do assentamento Bom Jesus e do Distrito de São José.

Para o veterinário Wagner é um trabalho importante que o município de Bom Jesus está realizando, uma vez que o Prefeito Roberto Bayma, quer imunizar todo o rebanho deixando assim todos com transito livre para o comércio.


A febre aftosa é uma doença infecciosa – altamente contagiosa – que acomete animais como os bovinos, ovinos, caprinos e suínos. A enfermidade pode ser transmitida diretamente por meio do contato com animais enfermos, via secreções e excreções, bem como pelas vias aéreas (vírus aerotransportado); ou indiretamente por meio de objetos, veículos ou vestuários que estejam contaminados, e até mesmo pelas mãos de pessoas que lidaram com animais doentes.
Os principais sinais clínicos da doença são febre e aftas (vesículas) na boca ou nos pés de animais de casco fendido. Outros sinais da contaminação são: inquietação, salivação, babeira, dificuldade de mastigar e engolir alimentos e tremores, dentre outros.
A doença nos bovinos acarreta grandes perdas produtivas diretas, que podem chegar a 25% da produção de carne e leite, abortos e mortes (no caso de animais mais jovens), além de importantes perdas indiretas como a interrupção da comercialização da carne e derivados, e de animais vivos para o mercado.  
veja o calendário de vacina:



























cancaonoticias
Jocerlan Guedes

Nenhum comentário: