segunda-feira, 15 de maio de 2017

Em Bom Jesus depois de realizar o dia "D" de vacina contra a gripe campanha segue até o dia 26

15/05/2017

Conforme havia sido anunciado durante toda a semana passada, foi realizado neste sábado o dia “D” de vacina contra a influenza ou (Gripe) na Unidade Básica de Saúde Eliza Bandeira de Melo no município de Bom Jesus. Entre 08:00hs e 12:00hs profissionais estiveram prontos, para atender aqueles que se dirigiram até aquela casa de saúde para se imunizar contra a doença.


A avaliação é bastante positiva no tocante a participação dos grupos prioritários: Pessoas idosas acima de 60 anos, crianças de 06 meses  e menos de 5 anos, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis: hipertensos, diabetes, asma, problemas respiratórios em geral, problemas cardiovasculares, etc.

Para quem não pode comparecer naquela data, não há motivos para preocupação, a 19ª campanha nacional continuará até o dia o próximo dia 26 de maio. Durante as próximas duas semanas, os retardatários tidos como alvos da campanha devem procurar a unidade de saúde mais próximo.

A seguir um resumo das dúvidas mais frequentes:

Porque devo me vacinar contra a Gripe, todos os anos?

O vírus da Gripe ou (Influenza), sofre mutações, ou seja, muda de tal forma, que há uma grande chance do vírus circulante ser diferente em resumo é praticamente um vírus novo. Por isso, todos os anos, temos novas vacinas de gripe desenvolvidas.

Para garantir a maior eficácia da vacina contra a gripe, a composição da vacina é atualizada a cada ano, de acordo com os vírus circulantes.

O objetivo das campanhas de vacinação contra a gripe, não é eliminar a circulação do vírus, mas sim reduzir a incidência de complicações e, consequentemente, os riscos de complicações e até mesmo morte.

Em 2017, a ANVISA juntamente com a OMS, Organização Mundial de Saúde, já definiram a vacina contra a gripe no Brasil, garantindo uma proteção entre 70 e 90% de eficácia, para principais variações do Influenza.

Quem está com febre pode tomar a vacina?
 
Recomenda-se que as pessoas com febre aguardem pelo menos 48 horas do ultimo episódio febril para receber a vacina.

A vacina da gripe interfere com alguma outra vacina?

Não, a vacina da gripe pode ser administrada no mesmo dia ou próxima de outras vacinas.

Quanto tempo leva para a vacina de gripe fazer efeito ou ficar protegido?

Em média de 15 a 20 dias ou 2 a 3 semanas.

Quem tomou a vacina em 2016 precisa tomar em 2017?

Sim, pois a vacina é anual e devemos nos vacinar assim que a vacina estiver disponível a cada ano.

Mesmo vacinado é possível ficar gripado?

Sim, pois a vacina contra a gripe tem eficácia entre 70 e 90% aos tipos da composição , mas não cobre todos os tipos de vírus da gripe, mas os principais.

Grávidas podem se vacinar contra a gripe?

Sim, não só podem como devem.

Nenhum comentário: