quarta-feira, 17 de maio de 2017

Mãe de Autistas se unem e criam associação que beneficiará oito cidades

17/05/2017

O autismo, também chamado de Transtorno do Espectro Autista, é um Transtorno Global do Desenvolvimento (TGD) que tem influência genética e é causado por defeitos em partes do cérebro, como o cerebelo, por exemplo.


E foi justamente para amparar e dividir experiências sobre o tema que foi inaugurada no dia 13 próximo passado e segue em pelo funcionamento em Cajazeiras, a APA Associação de Pais e Amigo do Autista.

A entidade está localizada na travessa São Vicente-centro- número 56. Em declarações do “Além da Notícia” da rádio Oeste AM, a presidente da entidade identificada apenas como Gerlandia, disse que nesta faze inicial serão atendidas apenas cerca de 20 crianças com diagnóstico da doença.

Ela lembra que os próprios pais das crianças é quem arcarão para a manutenção da associação, pagando uma mensalidade de cerca de 50 (cinquenta reais). Cerca de oito municípios devem receber assistência da APA-Cajazeiras, Poço Dantas, Santa Helena, São João do Rio do Peixe, Bom Jesus, São José de Piranhas entre outras.

Segunda a mesma, a associação terá uma função complementar no tratamento do autismo, sobre tudo de maneira pedagógica, para isso, Gerlania destaca que cinco pedagogas, além de dois Psicopedagogos sendo Psicopedagogo clínico, ou seja, o Pe. Walter.

Quem também contou um pouco sobre esta luta foi a vice-presidente a senhora Delviana, que revelou não haver até o momento, nenhuma parceria com a prefeitura de Cajazeiras, porém dia 26 o prefeito José Aldemir irá se reunir com as mães filiadas a associação podendo resultar em uma parceria. As prefeituras de outras cidades também deverão ser buscadas para apoiar esta iniciativa. 

O voluntariado é a palavra de ordem, para manutenção da APA, garantiu a vice-presidente.

Para saber mais ouça!

Áudio Rádio Oeste

Nenhum comentário: