sexta-feira, 14 de julho de 2017

Cunha entrega anexos de delação à PGR

14/07/2017
Jonathan Campos/Gazeta do Povo/Folhapress - 14/6/2017
O ex-deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) entregou na sexta-feira à noite os anexos de sua proposta de delação premiada. Isso não quer dizer, entretanto, que ele esteja perto de assinar um acordo com a Procuradoria-Geral da República (PGR). O material ainda está sendo analisado, mas a expectativa dos investigadores, surpreendentemente, não é das mais otimistas.

Cunha e seu ex-sócio Lúcio Funaro buscam meios para sair da cadeia já há algum tempo, mas só recentemente demonstraram de forma concreta a intenção de confessar seus crimes e delatar comparsas. Apenas um deles dois, entretanto, poderá se tornar colaborador da Justiça. Investigadores envolvidos nas negociações da delação garantem: "Por essa porta só vai passar um".
As delações de ambos têm como pano de fundo a segunda denúncia que a PGR apresentará contra o presidente Michel Temer. Prevista para ser encaminhada em agosto ao Supremo Tribunal Federal (STF), a peça acusa Temer de ter obstruído investigações ao ter dado sua anuência pessoal à compra do silêncio de Cunha e Funaro.
Preso desde outubro do ano passado em Curitiba, Cunha entregou os anexos e agora aguarda um posicionamento do grupo de trabalho da Lava-Jato na PGR. Funaro - há um ano na cadeia - foi transferido recentemente da Penitenciária da Papuda para a carceragem da Polícia Federal em Brasília. O objetivo: delatar.
Formalmente, a delação de Cunha está mais adiantada, mas o histórico do processo de negociação do acordo, bem como o estágio já avançado da Lava-Jato, jogam contra ele. O ex-presidente da Câmara fez todo o tipo de jogo de cena até sinalizar a intenção real de falar o que sabe.
Inicialmente, Cunha estava receoso em tentar o acordo enquanto Rodrigo Janot estivesse à frente da PGR. O plano original era aguardar a troca no comando do órgão, mas o ex-deputado mudou de ideia ao tomar conhecimento de que a então favorita para o cargo, Raquel Dodge, pretendia endurecer os critérios para aceitar os acordos de delação.
Seus advogados, então, retomaram os contatos com o atual comandante da PGR. É praxe no início das negociações a assinatura de um termo de confidencialidade entre as partes. Os investigadores, no entanto, suspeitaram que Cunha queria esse documento somente para chantagear ex-aliados e não entregou o termo de confidencialidade.
Conforme revelado pelo Valor, há menos de um mês Cunha contratou o criminalista Délio Lins e Silva Júnior. O objetivo era ter um advogado baseado em Brasília e com experiência em colaboração premiada. "Delinho", como é conhecido o advogado, foi responsável pela delação de Diogo Ferreira, ex-chefe de gabinete do senador cassado Delcídio do Amaral. Ele nega, no entanto, que esteja negociando um acordo para o ex-deputado.
O pessimismo com o acordo de Cunha decorre do seu histórico de "faltar com a verdade". Há também a percepção de que ele teria poucas novidades bombásticas a ponto de ser vantajoso para a PGR aliviar a pena do ex-deputado. Ademais, a leitura é de que o roteiro de Cunha seria, basicamente, o mesmo de Funaro.
Os últimos depoimentos do doleiro à PF têm demonstrado de forma mais enfática as suas intenções. Até agora, o principal implicado por ele foi o ex-ministro Geddel Vieira Lima, que chegou a ser preso após Funaro tê-lo acusado de pressionar sua família para interromper a delação.
Em nova oitiva, feita na semana passada, o doleiro voltou à carga. Disse aos policiais que entregou pessoalmente malas de dinheiro a Geddel em uma sala no aeroporto de Salvador.
A situação do Funaro é considerada mais "desconfortável", o que torna sua eventual delação mais promissora. Além dos relatos de ser violento, com pelo menos dois casos registrados de ameaças de morte a pessoas próximas, Funaro acabou arrastando familiares para seu processo.
A irmã do doleiro, Roberta, foi presa após ser filmada recebendo uma mala com R$ 400 mil da JBS. Atualmente ela cumpre regime domiciliar. Dante, irmão de Funaro, também já foi alvo de operações recentes da PF.
Poucas semanas após esses acontecimentos, o doleiro anunciou a contratação do criminalista Antonio Figueiredo Basto, um especialista em delação. Dias depois, Funaro foi transferido para a sede da PF. O local é considerado mais apropriado para cliente e advogado passarem em revista tudo o que pretendem contar aos investigadores da Lava-Jato.
Na comparação com Cunha, a avaliação é de que Funaro teria mais provas concretas a entregar. Pesa contra ele a inconstância de comportamento. Segundo relatos, o doleiro sinaliza a intenção de denunciar certos fatos e pessoas, mas logo em seguida, recua. Ainda assim, na bolsa de apostas dos investigadores, Funaro é o favorito para "passar pela porta".

Nenhum comentário: