quarta-feira, 30 de agosto de 2017

Agricultores do Sítio Sossego município de Ipaumirim Ce, realiza plantio de alface através de Hidroponia e é um sucesso o resultado. vejam fotos e vídeo

30/08/2017

Os irmãos José Milton e Ricardo Tomaz, implantaram no sítio sossego no município de Ipaumirim Ce a 2 Km  de Bom Jesus PB, um projeto audacioso, o plantio de alface através da Hidroponia.

Os Técnicos da Emater/PB, José Edson, Daladier, Tico e Edilson estiveram visitando o projeto Hidropônico e deram algumas orientações complementares, para melhoria e aumento da produção.


OQUE É HIDROPONIA?

Hidroponia ( do grego: água + trabalho) é o nome dado a um sistema de cultivo de plantascaracterizado por não precisar de terra (solo)As raizes das plantas ficam dentro da água. Soluções fertilizantes são adicionadas à água para alimentar as plantas.
Hoje em dia é possível encontrar muitos produtos hidropônicos nos supermercados. Os produtores encontraram na hidroponia muitas vantagens: ocupa um espaço reduzido e tem o clima da estufa controlado permitindo produzir o ano todo.

As plantas são cultivadas em estufasem necessidade do uso do solo. O que aumenta a produção, e a qualidade dos produtos, visto que os nutrientes são balanceados e controlados. Diminui a quantidade de água utilizada, por possuir um sistema fechado, e também reduz o uso de agrotóxicos, por ser dentro de estufa, o que diminui o ataque de predadores e as intempéries do tempo, não havendo poluição do solo. Além de utilizar um espaço muito menor do que a agricultura tradicional.

Os irmãos desenvolveram o projeto através do incentivo dos filhos Tarcísio e Thiago, que viram na internet e acharam interessante, os Irmaos Milton e Ricardo foram a Teixeira na PB, conhecer um projeto que é desenvolvido naqueles município  pelo Técnigo Agrícola Mário Kemps, que levou até o local do plantio e mostrou como é o manejo. Diante disso os mesmo voltaram ao Sítio Sossego escolheram o local, e compraram todo material, a  mão de obra e engenharia foram dos dois Milton e Ricardo e dos filhos Tiago e Tarcísio, desde a perfuração dos canos, intalação das bancadas, cobertura de lona especial, berçário, estufa, e a bancada principal das mudas. Para que a produção aconteça o período e de 45 dias, já pronto para comercialização.

Hoje já tem pronto para o consumo cerca de 4.000 mil pés de alface, sendo que toda bancada é para um plantio de 10.000 mil pés. O investimento fica em torno de R$ 20.000 reais. Os agricultores agora estão na busca de compradores, inclusive já estão visitando supermercados, casas de frutas, ceasas etc.

Tanque de abastecimento e adubagem do alface

Estufa para mudas


estufa 

Plantio de sementes na estufa

Bancada azul - Berçário das mudas


Bancada branca recebe as mudas de 15 dias e com 45 já está pronta para o consumo





Jocerlan Guedes

Nenhum comentário: