sábado, 19 de agosto de 2017

Projeto de educação ambiental lança livro sobre uso sustentável do Rio São Francisco

19/08/2017

O Projeto de Educação Socioambiental para o uso sustentável das águas do São Francisco realiza, a partir desta sexta-feira (18), uma série de atividades para o lançamento de um livro sobre a importância da sustentabilidade em relação às águas do rio.


A primeira atividade será no campus do IFPB em Monteiro, na sexta-feira (18), às 14h. Em seguida, no sábado (19), às 16h, outra ação acontece no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de São José de Piranhas, encerrando os eventos com a participação na audiência pública da Caravana das Águas, da ALPB, no domingo (20), às 9h, na Vila Produtiva Rural Cacaré, na Quadra de Jacó, em São José de Piranhas.

O lançamento do livro é o fechamento de um conjunto de ações que durou cerca de um ano, envolvendo cursos e oficinas de educação socioambiental para capacitar as populações do Cariri e Sertão paraibanos sobre o uso racional da água trazida com a transposição do Rio São Francisco.

Os cursos e oficinas fazem parte do projeto básico ambiental da Transposição do São Francisco, promovida pelo Ministério da Integração. Na Paraíba, o IFPB desenvolveu o projeto e está executando através da Funetec.

As capacitações foram voltadas para diversos públicos, entre pescadores, agentes de saúde e endemias, estudantes do Ensino Fundamental e Médio e à população de modo geral através de associações e entidades locais. Foram realizadas ao todo 13 oficinas e um curso de regularização de aquaviários para os pescadores, conscientizando centenas de pessoas sobre a importância da economia da água e dos cuidados para evitar doenças.

"As pessoas dessa região não estão acostumadas a ter oferta de água constante, então as ações ajudam a usar a água de modo mais econômico e sustentável," explicou o coordenador geral do projeto, Cláudio Natividade.

Além dos cursos e oficinas, o projeto envolveu mapeamentos, diagnósticos participativos, formação de agentes socioambientais e confecção e distribuição de material educativo impresso e digital. O objetivo é assegurar o uso racional e a conservação das águas oriundas da transposição do Rio São Francisco nos municípios beneficiados pelos eixos Leste e Norte da obra. Esta é uma ação estratégica da gestão ambiental do empreendimento com o objetivo principal de elevar e qualificar a participação protagonista da população local sobre seus impactos.

O livro com o resultado de todas as pesquisas realizadas no projeto pode ser acessado no linkhttp://funetec.com/sao_francisco/. Entre os temas abordados no livro estão a seca no Nordestes, as tensões geopolíticas pelo uso da água, a transposição e o uso racional deste recurso não-renovável. 

cancaonoticias com Assessoria

Nenhum comentário: