quarta-feira, 6 de setembro de 2017

Bom Jesus participa da 1ª Conferencia Regional de Vigilância em Saude, evento aconteceu em Cajazeiras

06/09/2017


A Cidade de Cajazeiras sediou na manhã e tarde de ontem terça-feira (05), a 1ª Conferência Regional de Vigilância em Saúde,  que teve como local o auditório da Escola Técnica Estadual, estiveram presentes os 15 municípios do Alto Piranhas. A coordenação ficou por conta da 9ª Regional de Saúde que tinha a frente a Dra. Amélia Fonseca e como anfitriã do evento, representando o município de Cajazeiras estava  a Secretária de Saúde de Cajazeiras a Dra. Paula Francinete.


O município de Bom Jesus, esteve representado através de uma comitiva de colaboradores  da Secretaria de Sáude ,através dos Agentes Antonio Pinto Diniz -ACS, Danilo Queiroga - PEVA, Inauria Batista de Lucena - Enfermeira, Maria Mirian de Souza - Tecnica em Enfermagem, Maria Tereza -Agente Administrativo e Wagner Pessoa - Veterinário. 

A Conferencia de Vigilância em Saúde, é a primeira a nível Nacional, e através das ações desenvolvidas pelos municípios em vigilância epidemiológica,vigilância Sanitária e a vigilância saúde do trabalhador. É importante destacar que a vigilância tem um papel muito importante na qualidade nos serviços e ações voltadas aos usuários do Sistema Unico de Saude.

Nesse sentido, a 1ª Conferência Nacional de Vigilância em Saúde (CNVS), que surgiu a partir dos resultados da 15ª Conferência Nacional de Saúde, realizada em 2015, e em decorrência de diversos debates ocorridos no Conselho Nacional de Saúde (CNS) em torno de variadas agendas, tem como principal objetivo “Propor diretrizes para a formulação da Política Nacional de Vigilância em Saúde e o fortalecimento de ações de Promoção e Proteção à saúde”.

 A conferência nacional deverá, entre outras ações, apontar os caminhos para validar o dito popular de que “é melhor prevenir, do que remediar”.

  Entre os desafios, está o estabelecimento de um modelo de atenção à saúde voltado para a redução do risco da doença e de outros agravos, onde a promoção, proteção e prevenção ocupem o mesmo patamar e recebam a mesma importância do que a recuperação e a assistência.

Durante a Conferencia foram discutidos temas importantes, visando melhorara a qualidade de vida de todos os usuários e principalmente diminuir os índices de doenças causadas pelos impactos causados na ausência de uma saúde publica, de qualidade.A coordenadora Amélia Fonseca conversou com nossa reportagem.


No final foram eleitos 36 Delegados que irão representar os municípios participante na Conferência Estadual que acontece entre os dias 10 e 11 de outubro em João Pessoa e vai discutir as propostas e os representantes que participarão da Conferência Nacional dos dias 21 a 24 de novembro.









Jocerlan Guedes

Nenhum comentário: