segunda-feira, 23 de outubro de 2017

Prefeito Roberto Bayma participa de encontro de prefeitos om bancada federal e fala em nome da AMASP

23/10/2017



O Prefeito Roberto Bayma (PSD),do município de Bom Jesus-PB, esteve nesta segunda-feira 23, participando de um encontro que contou as presenças ao total de 123 prefeitos além de representes da bancada federal da Paraíba. 


A reunião aconteceu no auditório do tribunal de contas do estado e teve como objetivo principal, cobrar dos deputados federais e senadores ações junto ao governo federal para que o mesmo possa olhar com bons olhos para a situação crítica e até caótica de alguns municípios sobre tudo os pequenos, que sobrevivem apenas do FPM (Fundo de Participação dos Municípios).

A situação está tão grave, que onde costumeiramente os servidores recebiam em dia e até antecipado, hoje esses gestores não conseguem mais pagar a folha dentro do mês do trabalhado.

Representantes no congresso que compareceram: Os senadores: Cássio Cunha Lima, Raimundo Lira. Os deputados: Efrain Filho, Welington Roberto, André Amaral, Damião Feliciano, Wilson Filho, Veneziano Vital, Romulo Gouveia e Benjamin Maranhão e Pedro Cunha Lima. Já o deputado Agnaldo Ribeiro, participou via “áudio-confrência”, pois como líder do governo não pode se afastar de Brasília nesta data.


Na qualidade de presidente da Associação dos Municípios do Alto Sertão da Paraíba (AMASP),  Bayma falou em nome da região. Em seu discurso ele destacou que é preciso que o governo federal possa ser sensível para atual crise, que castiga com mais intensidade os pequenos municípios.

De acordo o gestor, o quadro está caminhando para um estágio de ingovernabilidade. O chefe do executivo Bonjesuense, mostrou em seu discurso a responsabilidade que têm os senadores e deputados para garantir uma mudança na distribuição de recursos que possam ser convertidos na melhor qualidade de vida da população.

Diante um cenário, como atual, dificilmente uma pequena prefeitura, terá condições de executar qualquer obra com recursos próprios. Honrar parcelamentos, retirar os municípios do CAUC ou obter outras certidões negativas também se tornam impossível, dificultando ainda mais o andamento das gestões.

Como consequência da crise, em várias municípios da região do alto sertão, os prefeitos decidiram cancelar as festas de emancipação política, primeiro pela falta de recursos, depois além do risco de cometerem crime de responsabilidade, neste momento garantir serviços essenciais e o pagamento dos servidores são as prioridades dos prefeitos.

cancaonotícias com  Jotha Herre


Nenhum comentário: