terça-feira, 21 de novembro de 2017

EM BOM JESUS: Segunda etapa das vacinas contra Aftosa e Brucelose começa neste dia 21 e prefeito doa vacinas

21/11/2017


    Em conversa com nossa equipe, o médico veterinário da prefeitura de Bom Jesus Dr. Wagner Pessoa, o mesmo  falou sobre a segunda etapa da vacina contra Febre Aftosa e Brucelose que terá início nesta terça dia 21 de novembro.


    Ele destaca que, nesta edição, seguindo a determinação da portaria 114/2017 do governo do estado só serão vacinados bovinos ou bubalinos com até 24 meses, ou seja, 2 anos, gerando uma demanda de 1.000 cabeças aproximadamente para a vacina contra febre Aftosa. Já para o combate da Brucelose de 03 a 08 meses.

    A exemplo das campanhas Anteriores, as doses já foram adquiridas em cumprimento a uma determinação do prefeito Dr. Roberto Bayma, de colocar a disponibilidade também de uma equipe para realização do procedimento.  Dr. Wagner revelou que a única contrapartida do criador, será auxiliar a equipe.

    O profissional alertou ainda, que os criadores que não vacinarem seu rebanho podem ter muitos  prejuízos. De acordo com ele, basta uma ocorrência de Aftosa numa área, para que em um raio de 7KM todos os demais animais sejam sacrificados. Além da inutilidade da propriedade por igual extensão.

    Um dado importante é que nosso município conseguiu em maio imunizar algo em torno de 1.600 beneficiando quase 100 criadores o que representa 96% do rebanho alvo daquela campanha. Nos últimos 4 anos o Bom Jesus conseguiu se manter sempre acima dos 90%  e serve de referencia para região.

    Finalizando, ele alertou sobre as punições que podem recair para aqueles que não vacinar seu rebanho, o criador pode ficar inativo, na prática, não pode contrair empréstimos, criar animais e dependendo da quantidade do rebanho, pode ser gerada uma multa. E só voltando o usufruto dos direitos após o reingresso na campanha e, quitação do débito.

    Quanto aos limites de Bom Jesus com Ipaumirim, que tem causado certa preocupação, o veterinário disse, tem dentro do possível tem desenvolvido um trabalho em parceria com o setor competente do vizinho estado do Ceará, que não obriga, a vacina contra Brucelose.

    Confira o calendário:
    Calendário de Vacinação de Aftosa e Brucelose 2º Etapa do ano de 2017
    LocalData
    Sitio Cacaré / Serragem/ Sitio Lagoa do Arroz / Umari21/11/2017
    Sitio Forno Velho / Timbaúba/ Sitio Morada Nova22/11/2017
    Sitio São Felix/ Sitio Trapia I e II/ Sitio Logradouro23/11/2017
    Sitio Forquilha / Xerém / Escurinho24/11/2017
    Bom Jesus / Sitio Forquilha / Xerém / Escurinho/ Sitio Munlungu25/11/2017
    Mata fresca/ Sitio Mastruz26/11/2017
    Obs.: Quem tem animais acima de 2 anos tem que vir declarar do mesmo jeito.A vacina da Brucelose será feitas em fêmeas entre 3 a 8 meses de idade.

    Jota Herre

Nenhum comentário: