quinta-feira, 4 de janeiro de 2018

ANA responde e-mail do presidente da Comissão de Gestão das Águas de Lagoa do Arroz e sinaliza para suspensão

04/01/2018

    A ANA (Agência Nacional das águas) através de um dos seus coordenadores Flávio Jose D`Castro Filho respondeu na tarde desta quarta feira (03) ao ofício enviado pelo presidente da Comissão de Acompanhamento das águas do açude Lagoa do Arroz Jocerlan Guedes, que solicitou a suspensão imediata da liberação das águas do açude. Jocerlan havia feito o pedido após visitar o manancial e constatar que a liberação feita desde esta terça feira (02) de 30 voltas na comporta não tinha atingido sequer 500 metros de extensão, devido aos inúmeros obstáculos e barreiras encontrados no leito do rio.

    arroz (1)
    Contudo, o coordenador lembrou que a decisão de suspensão como o que aconteceu com o pedido de liberação tem de acontecer a partir de um entendimento de toda comissão, não podendo ser feito de forma individual e aconselhou o presidente a reunir o comitê em reunião com urgência para deliberar sobre o assunto.
    Flávio José D`Castro disse ainda que estaria comunicando através de e-mail todos os membros da comissão para se certificarem sobre o assunto.
    /
    Veja a reposta do ofício:
    “Prezado Jocerlan, acuso o recebimento do ofício e das fotos que você encaminhou. Entendo perfeitamente sua preocupação e compartilho dela, visto que o Açude Lagoa do Arroz se encontra no estado hidrológico vermelho (escassez hídrica). No entanto, da mesma forma que a solicitação de liberação de água foi encaminhada a partir de reunião da Comissão de Acompanhamento da Alocação de Água, a solicitação para suspender essa liberação também deve partir da Comissão. Não convêm decidirmos isso baseados apenas no nosso (meu e seu) entendimento.
    Portanto, solicito mobilizar a Comissão para discutir o assunto o mais rápido possível e, então, encaminhar-nos a decisão registrada em ata, juntamente com a lista de presença da reunião, da mesma forma que se procedeu quando da solicitação da liberação de água. A fim de contribuir com essa mobilização, encaminharei um e-mail aos membros da Comissão, no qual destacarei a preocupação com o desperdício de água e a proposta de suspensão da liberação de água até que se promova o ordenamento do fluxo da água, desviando-o dos obstáculos (barramentos e depressões). Oportunamente, informo que entrei em contato com o chefe do escritório do DNOCS em São Gonçalo e solicitei a verificação da vazão que está sendo liberada.
    Pela foto que você enviou, e por outras recebidas anteriormente, parece que está sendo liberada uma vazão maior que a prevista. Não deveria haver liberação de água para o canal do perímetro, apenas para o rio Cacaré. Ele se comprometeu a verificar a vazão efluente e ajustá-la se for o caso, no máximo até amanhã.
    Atenciosamente, FLÁVIO JOSÉ D’CASTRO FILHO Coordenação de Marcos Regulatórios e Alocação de Água – COMAR Superintendência de Regulação – SRE Agência Nacional de Águas – ANA +55 61 2109-5553 flavio.filho@ana.gov.br SIA, trecho 4, lote 370, sala 303 – Brasília-DF – CEP 71200-041″
    Blogdofurao.com

Nenhum comentário: