quarta-feira, 7 de novembro de 2018

Prefeito Roberto Bayma, comemorou o sucesso das festividades da semana do município nos 55 anos de emancipação política

07/11/2018

O município de Bom Jesus, vivenciou desde o dia 01 de novembro até o dia 05 do mês em curso, as festividades de emancipação politica, onde uma vasta programação foi elaborada. 



Dia 01/11 aconteceu a abertura com a missa em ação de graças aos 55 anos da cidade. A missa foi celebrada pelo padre Sílvio, que também celebrou o centenário da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, fundada em 1918.

Após a a missa foi realizado o 14º Festival de Violeiros e o V festival na administração do prefeito Roberto Bayma. Apresentara-se as duplas Chico Xavier e Chico Oliveira, Matias de Oliveira e Janielson de Souza, Chio Genésio e Zerinho Maximiano, Edival Pereira e Gilmar de Oliveira e por ultimo Genilson Dias e Cícero Mariano. No final do Festival foi feito  a entrega de troféus aos familiares de Miguel Francisco de Souza, Joaquim Gonçalves Filho, Edmilson Saraiva, Cristiano Saraiva de Freitas e Damião Fernandes, além do Padre Sílvio e Dra Kátia Virgínia que foram homenageados com o Troféu Padre Francisco Sílvio.


Dia 03/11 pela manhã, aconteceu o torneio de futebol de salão no ginásio de esporte Francisco Sales Duarte, modalidade Masculino e Feminino com premiação de Troféus e R$ 1.000, 00 (hum mil reais).


 Já no período da noite às 19:00 horas aconteceu na Câmara Municipal de Bom Jesus, entrega de títulos de cidadãos e cidadãs Bomjesuense, onde foram agraciados a Deputada Estadual Paula Francinete, O Sd PM Flávio, o Pastor Neguinho, Jusicleide Nascimento, Cristiana Teodozo, Padre Francisco Sílvio, Carla da Farmácia e o empresário Valtemar Rolim. Já o empresário Jose Pereira de Souza  (Zé Nilton) , foi agraciado com a medalha de honra ao mérito "José Gonçalves de Almeida". 

Depois do encerramento da Sessão da Câmara Municipal, o Prefeito Roberto Bayma, Vice Prefeito João Melquíades, 1ª Dama Kátia Virgínia, Vereadores e Secretários, participaram de um culto ecumênico realizado pelas igrejas evangélicas da cidade, com as presenças dos Pastores Marcicleudo Igreja Ortoxa, Pastor Pedro Sampaio e Pastora Sônia  Igreja  Nova Canaã, Nebadias Araujo da Assembléia de Deus. O Preletor da noite foi o pastor Cleiton Rolim e teve a participação da cantora gospel Waldilene.


Já no dia 04/11, aconteceu a V cavalgada Tropeiros de Aroeira onde reuniu mais de 300 cavaleiros e amazonas. As 09:00 horas aconteceu a benção dos vaqueiros e dez horas foi dado início a cavalgada. Um lanche foi servido aos vaqueiros e em seguida sairam do São José com destino a Bom Jesus, onde desfilaram pelas ruas da cidade. O término aconteceu na escola Maria do Carmo Gonçalves, onde foi servido almoço para todos. 


A cavalgada desse ano de 2018, homenageou o senhor Jose Bandeira de Melo (Bizé Bandeira), que foi vice-prefeito de Cajazeiras, disputou eleição de prefeito pelas oposições em Bom jesus nos anos 60, agropecuarista e comprador de algodão. A família que residem em Fortaleza, estavam presentes e foram homenageados com um tróféu que trás a imagem de bizé. Em seguida o Prefeito Roberto Bayma, convidou todos os vaqueiros para participarem do forró dos vaqueiros com as Bandas Tora chinela e Forró de Arromba. 


Na segunda dia 05, dia da cidade o Prefeito Participou do hasteamento dos Pavilhoes Nacional, Estadual e Municipal, fez um pronunciamento parabenizando toda a população do muncípio de Bom Jesus pelos os 55 anos de emancipação política administrativa, e falou que o trabalho em Bom  Jesus vai continuar na sua gestão, pois queremos o melhor para o nosso povo e o desenvolvimento desse município. disse. 


As 09:00 horas, o Prefeito Roberto Bayma, acompanhado do Vice Prefeito João Melquíades, dos vereadores e secretários, inauguraram seis açudes na zona rural, visitou a lagoa de estabilização na fazenda sossego , inaugurou o calçamento do Distrito de São José, visitou a praça pública do São José e ao meio dia inaugurou o calçamento da rua Manoel Gudes de Aquino, que foi bastante prestigiada pelos moradores que agradeceram o prefeito por essa obra importante que acabou com o lamaçal e a poeira. 


Ainda no período da tarde aconteceu os desfile da escola Maria do Carmo Gonçalves, das secretarias de Saude, Assistência Social, CRAS, Agricultura, Infra Estrutura e igreja Católica. Um boa chuva encerrou desfile.


Pra fechar a programação a noite tivemos 4 bandas se apresentando, Nara Castro de Cruzeta no Rio Grande do Norte, Pagodão S/A, Judimar Dias e Felipão Moral, que levou a galera ao delírio.


A praça ficou pequena com a multidão que vieram prestigiar as festividades da cidade de Bom Jesus.

O prefeito Roberto Bayma, disse que ficou feliz com as festividades, e agradeceu a todos os envolvidos,  como a Secretária de Cultura Ana Gonçalves e demais secretários pelo empenho na organização. Agradeceu a Polícia Militar através do Coronel Guedes que fez toda a segurança, ao comerciantes e barraqueiros, que contribuíram para as vendas e acomodação dos visitantes. Parabéns está o nosso povo de Bom Jesus, disse Bayma.

Bom Jesus nasceu entre a Paraíba e o Ceará. É Assim linda, pacata, autenticamente sertaneja e cheia de particularidades. Em algumas ruas, como na Antônio Caetano, por exemplo, alguns habitantes da cidade trabalham ou fazem suas refeições no Ceará, mas dormem em suas casas, em território paraibano. Antes, recanto de aroeiras, vegetação que batizou o lugar.

Foi justamente em 1885 que a fazenda Aroeira se consolidou, desbravada por Antônio Caetano Leite. Densa, resistente e medicinal, mas infelizmente em fase de extinção. A aroeira é motivo de orgulho para o povo de Bom Jesus: é o símbolo maior da origem daquela gente. Por sorte, ainda existem algumas árvores da espécie que escaparam do bicho-homem. Temos o prazer de resguardar duas aroeiras irmãs(gêmeas), na chapada do Escurinho, antiga fazenda do Sr. Doca Carlos, outra que liga a cidade ao sítio Sossego, outra na estrada do sítio Cabaceira, e mais outra na estrada do sítio São Félix. Na fazenda Catolé, a menos de cinco quilômetros da cidade, temos mais aroeiras, a maioria com mais de 100 anos de idade.

Em 1955, o povoado é elevado à categoria de Distrito sob o decreto Lei Nº 1.198 de 2 de abril do mesmo ano, Acácio Braga Rolim (Fonte: IBGE – PB). Nesse período, o prefeito de Cajazeiras era o Sr. Antônio Cartaxo Rolim, um exemplo de administrador, que muito fez pelo distrito. Deu assistência à comunidade e instalou o primeiro motor de energia a óleo diesel; estendeu a rede elétrica por todas as ruas do distrito, cujo operador do motor era o eletricista Pedro Dantas Sampaio. O horário de funcionamento do motor era das 18:00 às 21:00 horas. Esse motor permaneceu no distrito até a implantação da energia de Paulo Afonso no governo de João Agripino Filho, em meados de 1969. O prefeito Antônio Cartaxo Rolim ainda construiu um grupo escolar com duas salas de aula, cantina e banheiros.

Criação da cidade de Bom Jesus
O decreto Lei nº 3.096 de 05 de novembro de 1963, concedeu a Bom Jesus os foros da cidade. Seu nome foi em homenagem ao padroeiro: Sagrado Coração de Jesus. Localizada no alto do sertão oeste da Paraíba. Dista da capital, João Pessoa, 508,2km. Situada na divisa dos estados da Paraíba e Ceará, há 19 km da cidade de Cajazeiras e distante 6 km da BR-230. O município corresponde a uma área de 103 Km2 . Limita-se ao norte com os municípios de Santa Helena, ao sul com o município de Cachoeira dos Índios, ao leste com o município de Cajazeiras e a oeste com o município de Ipaumirim. O município de Bom Jesus tem um distrito, São José, bem estruturado e os sítios: São Félix de Baixo, São Félix de Cima, Logradouro, Trapiá I, Trapiá II, Escurinho,Escuta, Mata Fresca, Mulungu, Mastruz, Extrema, Barro Branco, Xerém, Catolé, Morada Nova, Timbaúba, Forno Velho, Umari, Serragem, Cacaré, Forquilha Laranjeira e Ferreira dos Rendeiros.




























































































































SECOM PMBJ

Nenhum comentário: