domingo, 4 de setembro de 2011

Saída da comunicação seria articulação de Jr. Araújo e João de Deus Filho revela Jarismar Pereira

04/09/2011

Durante a apresentação do programa Trem das Onze deste domingo (04) quando da entrevista do secretário de comunicação Jarismar Pereira, uma notícia de última hora chegou a produção do programa dando conta de que uma reunião na capital teria definido o nome de Joselito Feitosa como novo secretário de Comunicação e com data de posse marcada para a próxima quinta feira 08.
 
Teriam participado da reunião além de Joselito, o prefeito Carlos Rafael, e os secretários João de Deus Filho e Jr. Araújo que seriam mentores da exoneração de Jarismar.

A notícia foi recebida de forma natural pelo até então secretário de comunicação. Ele disse que é preciso um comunicado oficial por parte do prefeito  para que possa deixar de fazer a defesa da administração, o que segundo ele modéstia a parte vem fazendo da melhor forma.

Pereira voltou a repetir o que vem dizendo em suas entrevistas na imprensa, “que não haja deselegância e que ele não seja o último a ser comunicado do fato por parte do prefeito”.

Em conversa com a reportagem do Blogdofurao no último sábado, Jarismar se mostrava descontente com a forma que os dois secretários vinham articulando a sua saída da pasta. Ele disse na oportunidade que caso se confirme as especulações, estaria pronto para retomar o seu projeto profissional como radialista, ao qual fez questão de afirmar que é a sua verdadeira atividade.
Na conversa Jarismar também lembrou que esteve na linha de frente do projeto de campanha para a eleição de Léo e Rafael, e que lamenta quem trabalhou contra ser valorizado na administração.

Já em conversa com Joselito Feitosa que chegou à Cajazeiras vindo de João Pessoa neste domingo por volta do meio-dia, tivemos a confirmação da reunião mas segundo Feitosa, nada está certo mas que a conversa foi boa.

Blogdofurao.com

4.259 adolescentes de 10 a 19 anos já deram à luz este ano na PB

04/09/2011 


Por dia, 23 crianças ou jovens, entre 10 e 19 anos, se tornam mães na Paraíba. Só no primeiro semestre deste ano, 4.259 meninas deram à luz no Estado. São menores e jovens que, antes mesmo de conquistarem a independência, assumiram a responsabilidade de criar outra criança. 

Em um mês, também estará nessa estatística, a estudante Kelly Raiza dos Santos, 17 anos.


Ela é de João Pessoa, engravidou pela segunda vez e carrega no ventre a pequenina Raika Eloá dos Santos. “Fiquei grávida logo após minha primeira menstruação, aos 13 anos, de um garoto de 16 anos. Fomos morar juntos, mas ele me deixou recentemente porque arranjou outra mulher”, revelou.

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde da Paraíba (SES), os índices têm caído se comparado aos anos anteriores. No primeiro semestre deste ano, 4.259 meninas, de 10 a 19 anos, foram internadas para dar à luz na Paraíba. São 23,4 garotas em trabalho de parto por dia. Já os últimos dados do Ministério da Saúde (MS), divulgados ano passado, mostram que em 2009, a Paraíba registrou 10.545 partos para a faixa etária, indicando que, por dia, 28,89 adolescentes deram à luz na Paraíba. 

O MS revelou que, nos últimos 10 anos, o Estado reduziu em 29,53% o número de partos entre mulheres de 10 a 19 anos. Apesar da diminuição dessa estatística, os números continuam alarmantes.

A gravidez em adolescentes é considerada de alto risco. É o que alerta o ginecologista e obstetra Edvaldo do Egito, um dos mais antigos médicos do ICV. “A Paraíba ainda possui um número altíssimo de adolescentes grávidas. Em meu consultório, de 10 pacientes grávidas que aparecem, três são adolescentes”, constatou. 

Segundo Edvaldo, as estruturas do corpo de uma adolescente ainda estão em desenvolvimento, como a maturidade dos órgãos sexuais e a região óssea da pélvis, onde o feto vai se alojar. “Aos 13 anos o corpo ainda está em fase de transformações, então, as adolescentes correm alto risco na gravidez, não só para as gestantes, mas para o bebê. Isso pode ocasionar partos pré-maturos, hipertensão e deficiência de ferro, ocasionado até anemia”, avaliou.

Segundo o psicólogo João Batista, os danos psicossomáticos também não seriam menores. “Sem uma estrutura familiar constituída e adequada, sem o apoio tão necessário dos pais, sem a consciência do que representa uma gravidez e o consequente cuidar de um filho, uma gravidez, de certo, traria efeitos indesejados à jovem e ao bebê”, alertou.

Realidade

“Se eu soubesse que as mudanças na minha vida fossem ocorrer da forma como aconteceram, não teria tido filho tão cedo. Mas já que aconteceu, tive que encarar a realidade. Depois de dois filhos, queria fazer logo a laqueadura, mas, por ordem médica, não poderei ainda”, ressaltou Kelly Raiza. Ela explicou que engravidar lhe fez engordar, as pernas incharam, teve dores nas costas, manchas no corpo, se sentiu cansada em alguns momentos, e o pior para uma adolescente: não pode mais ir às festas. “Sei que perdi ou retardei muitas oportunidades. Já fui desclassificada em duas seleções de emprego porque estava grávida”, lamentou.

 Apoio do pai e da família é fundamental

Para Kelly Raíza, a pior experiência durante a gravidez foi a falta do companheiro. “Uma das coisas que mais me doeu foi a falta de atenção e da presença do pai de minha criança. Isso mexeu demais com meu estado emocional, já que ficamos muito sensíveis na gravidez. Passava por problemas e não via um pulso forte ao meu lado para me amparar física e emocionalmente. Ninguém sabe a falta que esse tipo de presença e carinho fazem”, contou emocionada, Kelly Raíza. A partir desta reportagem, a adolescente recebeu encaminhamento para sua primeira consulta psicológica e de planejamento familiar.

A mãe solteira, que mora com a sogra revelou se sentir vitoriosa porque está conseguindo conciliar a gravidez com os estudos. Ela terminará o Ensino Médio neste ano e pretende fazer Vestibular para Arquivologia. “Não chego a me arrepender, pois não teria coragem de abortar. Mas apesar de tudo, o que me conforta é quando olho para aquela coisinha pequena, que eu sei que veio de mim, e vejo que tudo que já passei de ruim acaba. Basta ouvir as gargalhadas, aqueles olhinhos brilhando e me chamando de mamãe que fico cheia de felicidade”, revelou sorridente enquanto acariciava o barrigão.

Capital tem mais mães precoces

As adolescentes grávidas são encaminhadas para unidades que têm estrutura para esses casos. Em João Pessoa, estão o Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW); o Instituto Cândida Vargas (ICV) e a Maternidade do Hospital Frei Damião. Já em Campina Grande, há o Hospital Universitário Alcides Carneiro.

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES), março registrou 921 meninas internadas para dar à luz, o maior índice do primeiro semestre para a faixa etária de 10 a 19 anos. Já maio teve menos internações: 552. As cinco cidades do Estado que mais registraram adolescentes que deram à luz foram, em ordem decrescente, João Pessoa (1.702), Campina Grande (946), Santa Rita (392), Patos (301) e Cajazeiras (143).

Além disso, 3.343 bebês nasceram de mães entre 10 e 17 anos, do início deste ano até a semana passada, 28 de agosto, na Paraíba. Os dados revelam que, das mães adolescentes, a maioria no Estado tem 17 anos. Segundo os dados da SES, dos bebês nascidos este ano, 1.314 têm mães nessa faixa etária. A estatística também mostra que, entre as adolescentes na maioria das cidades da Paraíba, de acordo com o aumento da idade da mãe, aumenta o número de meninas que deram à luz.

Dos 3.343 nascidos de mães entre 10 e 17 anos, do início do ano até a semana passada, em 28 de agosto, João Pessoa lidera as estatísticas, com 585 crianças. Em seguida, está Campina Grande, com 284 nascimentos, Santa Rita, com 142, Bayeux, com 96 e Patos, com 70. Além destes, Sousa apresentou 64 nascimentos, Sapé, 63, Cabedelo teve 60 e Cajazeiras 59.

A primeira iniciativa que uma adolescente deve ter ao descobrir que está grávida é procurar o serviço de saúde para fazer o exame de sangue que confirma a gravidez, o BHCG. Se for confirmada, inicia-se o exame pré-natal, que será um acompanhamento onde serão realizados vários exames, como os de sangue, urina, a testagem que detecta sífilis (VDRL), ultrasonografia (USG), dentre outros. Além disso, é necessário que a futura mãe passe por vacinação.

Correio da Paraiba

Colisão entre moto e carreta deixa um jovem morto e outro com ferimentos graves em CZ

04/09/2011


O adolescente de apenas 15 anos de idade, que viajava na garupa da motocicleta foi socorrido para o HRC muito grave.
Colisão entre moto e carreta deixa um jovem morto e outro com ferimentos graves em CZ
Kleiton Kelvin, Vítima fatal
Um acidente envolvendo uma motocicleta e uma carreta deixou uma pessoa morta e outra com graves ferimentos.

O acidente ocorreu nesse sábado (03), na BR-230, no Posto Fiscal da cidade de Cajazeiras.

Os ocupantes da moto foram atingidos pela carreta que saia do posto. Morreu na hora o condutor da moto, o jovem Kleiton Kelvin Alves Bezerra, de 18 anos de idade. Já Matheus Alves Lacerda, de 15, que estava na garupa ficou gravemente ferido e foi socorrido pelo SAMU foi acionado e socorreu a vítima para o Hospital Regional do município.

Kleiton completaria 19 anos este mês de setembro. Ele é filho de Neuma Cabeleireira, que é muito conhecida na cidade.


Moto envolvida no acidente - Foto: Portal CZN
DIÁRIO DO SERTÃO
 

Comerciante é acusado de matar servente de pedreiro com tiro no rosto em Cajazeiras

04/0/09/2011


O fato aconteceu quando a vítima estava em casa e foi surpreendido por tiro de espingarda. FOTOS E VÍDEO!
Comerciante é acusado de matar servente de pedreiro com tiro no rosto em Cajazeiras
Vítima: Isnerlândio Silva (Neguinho do Cristo)
Um homicídio foi registrado na manhã deste domingo (4), no Bairro Cristo Rei, na cidade de Cajazeiras. Segundo informações da irmã da vítima, Irislânia Silva, o jovem por nome de Isnerlândio Silva (Neguinho do Cristo), de 28 anos, estava deitado em uma rede, na sala de sua casa, quando foi surpreendido por um tiro de espingarda disparado pelo acusado Marcelo da Silva (Xela). Ainda segundo a sua irmã, o jovem ainda conseguiu correr para o quarto, mas teve morte no local.

Segundo informações do Pai da vítima, Espedito de Sousa, o seu filho era amigo do acusado. Segundo ele, o seu filho na sexta-feira (2), foi para ao bar de um amigo, lá chegou a discutir com Xela. “Na sexta-feira eles discutiram, mas ele mesmo vei deixar ele em casa, no sábado meu filho ficou em casa deitado, aí hoje acontece um negócio destes”.

O pai da vítima disse ainda que seu filho além de beber, também usava droga e que tinha freqüentes discussões com Xela. “Ele já foi preso, usava droga, bebia, só nunca roubou, mas já foi preso”. Disse.

A reportagem também ouviu a cunhada do acusado, Ana Paula Cartaxo. Ela disse que na sexta-feira(02), a vítima tinha chamado o acusado de corno, e ele não teria gostado. “Ele bebia, e chegava aqui no bar tirando onda, desrespeitando a minha irmã, e já pedi para ele não vir mais aqui, mas ele sempre vinha”. Ana confirmou que Xela chegou em casa dizendo que tinha matado Neguinho do Cristo. “Eu não vi ele com espingarda, mas chegou aqui em casa dizendo que tinha matado Neguim”. Disse.

Marcelo da Silva (Xela) é proprietário de bar no Bairro do Cristo Rei. A polícia está a procura para prender o acusado.
Veja fotos na galeria (click e aumente)

Veja vídeo com reportagem de F. Dunga da Rádio Oeste:


Cancao Noticias com Diario do Sertão

Comerciante é acusado de matar servente de pedreiro com tiro no rosto em Cajazeiras
Comerciante é acusado de matar servente de pedreiro com tiro no rosto em Cajazeiras
Comerciante é acusado de matar servente de pedreiro com tiro no rosto em Cajazeiras
Comerciante é acusado de matar servente de pedreiro com tiro no rosto em Cajazeiras
Comerciante é acusado de matar servente de pedreiro com tiro no rosto em Cajazeiras