sábado, 23 de outubro de 2010

Mais de 30 “Igrejas” e “Templos” em João Pessoa poderão ser demolidos; confira aqui

23/10/2010:
Nos últimos cinco anos, mais de 80 terrenos onde foram construídos igrejas e templos na cidade de João Pessoa vêm sendo alvo de ações no Tribunal de Justiça da Paraíba, sob a alegação de terem sido supostamente doados de maneira irregular. Nas ações sempre aparecem como “partes” nos processos as denominações religiosas, MP, arquidiocese da Paraíba e a prefeitura municipal de João Pessoa. Diferente do que diz o ex-prefeito Ricardo Coutinho, em várias ações a Prefeitura de João Pessoa em sua adminisração, pediu para sair do polo passivo para o polo ativo através de documento anexados aos processos, pedindo sim, a demolição de várias igrejas.


Ameaçadas de demolição, os debates sempre são travados na Câmara Municipal de João Pessoa através da vereadora Eliza Virgínia, do PPS, e na Assembleia Legislativa, pelo deputado estadual Nivaldo Manoel, do PMDB que defendem a permanência dos templos onde foram erguidos há anos.


No ano passado, a 3ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça decidiu que a Igreja Evangélica Congregacional em João Pessoa, deveria ser demolida por ter sido construída em uma área reservada para funcionar um equipamento comunitário na Ilha do Bispo. O terreno foi cedido por ato administrativo municipal decorrente da Lei 6.397/1990, assinado em 29 de junho de 1990.


Além de Eliza e Nivaldo Manoel, o senador Efraim Morais falou na tribuna do Senado Federal sobre a demolição de templos religiosos que foram construídos em terrenos doados pela Prefeitura de João Pessoa durante a gestão do ex-prefeito, o senador Cícero Lucena (PSDB).


Efraim comentou ainda a importância das igrejas na recuperação de pessoas
viciadas em entorpecentes dentre outras problemáticas sociais existentes na sociedade contemporânea. O senador apelou para que toda a sociedade paraibana permanecesse unida e comentou que no protesto estavam presentes representantes de várias igrejas da capital a exemplo do Arcebispo da Paraíba Don Aldo Pagoto e do Pastor da Primeira Igreja Batista da Capital Estevan Fernandes.


“Desejo sucesso tanto à igreja evangélica como à católica, assim como ao Poder Legislativo e ao Executivo, para que possamos abrir esse diálogo e buscar o entendimento. Várias igrejas e associações que correm o risco de perderem os terrenos doados pela Prefeitura, autorizado pela Câmara Municipal, votando uma Mensagem do Executivo” disparou Efraim no senado.



Fonte: ClickPB

Nenhum comentário: