quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Paraíba é o estado mais afetado pelo sarampo

20/10/2010:

Depois de três anos sem casos de sarampo, o Brasil está prestes a alcançar um recorde de registros da doença na década. Neste ano, até agora, já foram confirmados 55 casos em três Estados. O mais afetado é a Paraíba, que concentra 43 deles.

Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (SES) já foram recebidas 110 notificações e foram confirmados 43 casos dentro do estado da Paraíba. As secretarias de saúde de João Pessoa e do Estado estão realizando campanhas em combate à doença.

Até o último sábado (16), mais de 67 mil pessoas já haviam sido vacinadas em unidades de saúde da família ou nos postos extras da Operação B3 da Secretaria de Sáude de João Pessoa.

Os outros estados brasileiros que confirmaram casos de sarampo são Rio Grande do Sul e Pará. O número deve aumentar, porque ainda há cerca de 70 pessoas com suspeita da doença.

Pessoas entre seis meses e 49 anos de idade precisam se vacinar contra o sarampo, que é uma doença causada por vírus e que pode ser transmitida por secreção respiratória como espirro ou tosse. Os primeiros sintomas são febre alta, manchas vermelhas pelo corpo, corisa, tosse e olhos ardendo (conjuntivite).

As manchas geralmente duram de quatro a sete dias, não coçam e aparecem aproximadamente 14 dias após a exposição ao vírus. A pessoa que está com sarampo pode contagiar outra por pelo menos 4 dias antes ou depois do aparecimento da doença.

Fonte: ClickPB

Nenhum comentário: