terça-feira, 4 de outubro de 2011

Novo partido corre risco de não ter tempo no guia eleitoral em 2012

04/10/2011



A decisão que garantiu a criação do PSD não garantiu que o partido terá agregado o tempo correspondente de seus deputados federais vindos de outras legendas, para que os pretensos candidatos em 2012 tenham o que os marketeiros consideram fundamental para uma eleição: tempo de guia eleitoral.

Reportagem recente do jornal O Estado de São Paulo diz que o PSD terá somente 54 segundos de propaganda eleitoral. O Estadão compara a situação do PSD à de siglas pequenas no Congresso Nacional, como PCB, PRTB e PCO. Os três também tiveram 54 segundos de tempo de TV em 2010.

O jornalista José Cácio Júnior diz que a questão é clara: a legislação eleitoral sustenta que o tempo de TV é calculado conforme a bancada federal eleita pelos partidos. Caso em que o PSD não se enquadra.

Outro revés aponta dificuldades no caminho do PSD: o Ministério Público Eleitoral encaminhou parecer ao TSE negando às novas legendas benefícios de partidos criados por fusão. Sem tempo de TV, o poder de fogo da legenda para 2012 diminui bastante, principalmente nos municípios que transmitem propaganda eleitoral gratuita.

MaisPB com informações do blog de Carlos Magno

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