26.10.2011
Diversas denúncias veiculadas pela rede social Facebook estão sendo apuradas pelo Ministério da Educação e Polícia Federal, de que um colégio em Fortaleza, Ceará, teria apresentado questões semelhantes às aplicadas nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em simulado realizado nos dias que antecederam a aplicação da prova.
Através de um perfil do Facebook, quatorze questões foram divulgadas como idênticas às do exame, aplicado no último final de semana. As questões teriam circulado por toda a escola antes da aplicação do Exame.
O MEC divulgou que, dependendo da investigação, só os 630 estudantes do colégio Christus, que tem várias unidades na capital do Ceará, poderão ter de refazer o Enem em novembro.
De acordo com a assessoria do Ministério da Educação, o simulado do colégio Christus apresentou nove questões idênticas às do Enem.
Dados da Prova teriam sido publicadas por uma conta no Facebook de nome “Caio Cipriano”, mostrando questões de um simulado do Colégio Christus, de Fortaleza, idênticas a algumas das perguntas do Enem 2011, aplicado neste fim de semana em todo o Brasil.
Repercussão
Já o diretor do colégio, Davi Rocha, disse que ficou surpreso com a repercussão do caso. “Estamos apurando o que ocorreu pois o simulado é realizado por uma rede de colaboradores”, disse.
Segundo o procurador Oscar Costa Filho, o MEC (Ministério da Educação) e o Inep (instituto responsável pelo Enem) serão notificados. Caso o pedido não seja aceito, tentará suspender o exame na Justiça.
Neste ano, cerca de 1.100 candidatos foram informados por telefone que o local da prova indicado no cartão de confirmação de inscrição estava errado.
EXATAS NEWS
Nenhum comentário:
Postar um comentário