A Polícia Rodoviária Federal (PRF) dá início a partir da meia-noite desta quinta-feira (1º), em todo o território nacional, a Operação Finados. A ação vai ocorrer durante todo o feriado prolongado indo até as 24h do domingo (4). Na Paraíba. o trânsito vai ser monitorado por equipes de patrulhamento móvel, que irão circular cumprindo pontos de apoio para inibir a ação de motoristas infratores. O objetivo da Operação é prevenir acidentes e garantir à segurança de quem vai pegar a estrada.
Além de contar com reforço nas escalas de serviço nos 11 postos fixos e rondas de policiais que trabalham na área administrativa, a PRF também vai usar equipamentos especiais, como radar fotográfico móvel e etilômetros na Paraíba. No mesmo feriado em 2011, a PRF registrou no estado 22 acidentes com 12 feridos e um morto em apenas um dia de Operação. Este ano, a operação vai durar quatro dias.
Durante o feriadão também serão realizados comandos específicos em locais estratégicos, destacando o fator da segurança no trânsito, quanto ao excesso de velocidade, ultrapassagens indevidas, ao consumo de bebidas alcoólicas, uso de cinto de segurança, equipamentos obrigatórios e sistema de iluminação e sinalização dos veículos.
Para evitar engarrafamentos, a PRF recomenda que as pessoas antecipem ou retardem o retorno. A polícia recomenda ainda que a população entre em contato pelo 191 para fazer denúncias, comunicar acidentes e solicitar orientações. A ligação é gratuita e o serviço funciona 24 horas em todo o país.
Dicas para uma viagem segura
A PRF também dá dicas para que a viagem seja feita com segurança. O órgão orienta pela direção com atenção e cautela, tolerância no trânsito e a prática de direção defensiva.
É fundamental, de acordo com a PRF, que se respeite a sinalização e os limites de velocidade, que o motorista sinalize antes de fazer qualquer manobra e só ultrapasse com segurança pela faixa da esquerda nos locais devidamente sinalizados. A PRF recomenda que a cada duas horas de viagem o motorista pare o veículo e faça um descanso de 15 minutos.
A PRF diz ainda que antes da viagem é importante que o motorista faça uma revisão no carro
.
.
G1PB
Nenhum comentário:
Postar um comentário