sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Volkswagen retorna à lenda e traz de volta o novo Fusca

16/11/2012



Não é novidade que o Fusca é uma lenda. Um carro que marcou época e que está na memória de muita gente. Quem das gerações passadas não conhece o “Fusquinha”. Foram vários ensaios de seu retorno, que outro dia, em meados de 1998 apareceu com a cara de “New Beetle”. Mas ainda não era o original. Pois bem, o departamento de Design do Grupo Volkswagen "entendeu" os conceitos do produto e da marca e fixou como objetivo para um novo Fusca: "Criar um novo original!" O Fusca é um novo original. O modelo foi apresentado no Salão de Automóvel de São Paulo, no final do mês passado e Sobre Rodas conferiu a novidade.

Os alemães trabalharam com o design do carro mais reconhecido da história trazido agora para o presente. E eles perguntam: O que acontece quando uma empresa reinterpreta um design, como no caso do Fusca? A garrafa da Coca-Cola, o Ray Ban Aviator, o Porsche 911, Leica M9 e o Fusca – é possível reinventar um design tão forte e independente? A VW responde que sim. Mas é preciso entender o produto e a marca! Mas será que o consumidor de hoje entende assim? Os designers tinham que partir de um ícone que, em termos de suas formas exclusivas, só é comparável, entre os carros alemães, ao Porsche 911. Eles sabiam que queriam desenvolver melhor o perfil do Fusca original do que haviam feito com o New Beetle 1998. Voltar às raízes do carro. Uma prioridade foi o dinamismo acentuado das proporções do carro. Um aspecto interessante é que vários membros da equipe eram donos de Volkswagen originais, refrigerados a ar. Ele é objeto de culto entre os jovens designers da Volkswagen.

O design final do Fusca foi criado em Wolfsburg – um carro do presente e ao mesmo tempo um tributo de design à semente automotiva de todo um grupo corporativo. E realmente inconfundível: Se alguém colocar o primeiro e o novo Fusca juntos num mesmo local e iluminar suas linhas de teto, observando suas silhuetas, verá linhas quase idênticas na parte traseira. Claramente, o novo Fusca traz referências de estilo fundamentais do carro original. Tudo como deve ser. Todas as típicas características de estilo do Fusca foram preservadas, e isto não é surpresa: afinal, foram carros como o Fusca, a Kombi e o Golf original que influenciaram a criação do DNA de design da Volkswagen. Algumas das características mais marcantes do Fusca permanecem, como os para-lamas salientes e o design limpo das lanterna traseiras, a forma do capô, as soleiras laterais e das portas, e – mais que nunca - sua capacidade de receber rodas grandes (até 18 polegadas). Um item novo é o defletor traseiro, que se integra harmoniosamente ao design. Ele ajuda o modelo da Volkswagen, que atinge 210 km/h, a manter contato com a estrada. A superfície superior do spoiler é sempre preta, enquanto a parte de baixo tem a cor da carroceria.

Novo Fusca traz as inovações da evolução tecnológica

Uma característica do Fusca de terceira geração é que sua ergonomia interna e equipamentos são baseados em parâmetros totalmente novos. Tudo é acessado com facilidade: a mão que agarra o volante automaticamente acima do raio horizontal encontra com facilidade o interruptor das luzes que está ligeiramente deslocado. Como num carro esporte, a alavanca do câmbio fica numa posição idealmente intuitiva para a outra mão. Comparado ao do New Beetle, o espaço ao redor da alavanca de câmbio foi aumentado, simplificando seu uso na direção esportiva e para trocas rápidas de marchas.

Trabalhando o espaço e conforto

Na frente, o Beetle é um pouco mais baixo, pois o teto arredondado de seu antecessor foi eliminado. Ele agora tem 1.044 mm de altura interna (com o teto solar, 1.049), no lugar dos anteriores 1.082 mm. Enquanto isso, no banco traseiro, o teto mais longo resulta numa sensação de conforto ainda melhor do que a do New Beetle. A distância até o teto, atrás, com ou sem o teto panorâmico, é 10 mm maior do que a do modelo anterior. O espaço para as pernas também cresceu na traseira, agora é de 831 mm. O Fusca também cresceu muito na largura interna (dianteira: 1.459 mm / traseira: 1.308 mm).

Por Gsousa Neto

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