sábado, 11 de maio de 2013

10% da população sofre de Degeneração Macular

11/05/2013

Doença é a principal causa de cegueira no mundo, em faixas etárias acima de 50 anos


Hoje em dia com o aumento da sobrevida do brasileiro torna-se importante a prevenção para que a qualidade de vida e a visão não sejam afetadas. "A visão é o sentido do ser humano responsável por 85% a 90% do nosso relacionamento com o meio ambiente, com a vida; por isso é importante a prevenção e o diagnóstico precoce de possíveis doenças na visão", ressalta o Dr. Leôncio Queiroz Neto, médico  do Instituto Penido Burnier.

Embaçamento da visão central, dificuldade para ler, escrever, costurar e de realizar outras atividades que exijam visão em detalhe podem ser os sintomas da degeneração macular. A degeneração macular é uma doença em que o afinamento e o rompimento da retina prejudicam o funcionamento da mácula (parte sensível responsável pela nitidez, detalhamento, percepção de cores e visão para leitura).

Principal causa de cegueira no mundo, em faixas etárias acima de 50 anos, estima-se que a degeneração macular atinja 30 milhões de pessoas em todo mundo. Segundo a Sociedade Brasileira de Oftalmologia, no Brasil, são cerca de 10% da população, entre 65 e 74 anos; e 25% acima de 75 anos sofrem com a doença.

Existem diversos tratamentos sob pesquisa, mas nenhum ainda eficaz para reverter ou deter a degeneração macular do tipo atrófica ou seca (mais de 80% dos casos detectados), esse tipo evolui lentamente para a perda parcial da visão.

Os especialistas estimam que 70% dos casos de cegueira são evitáveis. Sem contar que é possível recuperar até 50% deles.

O Dr. Leôncio Queiroz Neto ressalta que além da degeneração macular, a catarata e o glaucoma também afetam as pessoas na terceira idade. A catarata é a turvação progressiva do cristalino, o que interfere na absorção da luz que chega a retina causando uma visão progressivamente borrada. A doença pode ter várias causas: traumática, congênita, por uso de medicamentos e inflamatória, porém a causa mais comum é aquela relacionada a idade.
 
Estima-se que mais de 50% das pessoas acima de 60 anos e algumas mais jovens sofram de catarata.

Causado por diferentes enfermidades, o glaucoma é o aumento da pressão ocular provocado por um bloqueio ao fluido no interior do olho. Essa elevação da pressão do olho comprime as células nervosas, o que as danifica e eventualmente causa sua morte. A morte dessas células resulta em perda visual permanente, afetando o campo visual do paciente, restringindo a sua visão periférica.

Sob o risco de adquirir glaucoma estão pessoas acima de 45 anos, com histórico familiar da doença, pressão intra-ocular atipicamente elevada, descendentes das raças africana ou asiática, com diabetes, miopia, incluindo quem faz uso prolongado de corticóides ou tem alguma lesão ocular prévia.

No centro do problema

Onde a maculopatia relacionada à idade é deflagrada

1. A mácula é a região mais central da retina, o revestimento no fundo dos olhos. Ela é responsável pela visão central e capta detalhes de todos os objetos na mira do nosso olhar.
2. Com a idade, surgem vasos bem nessa área. Essa invasão não acontece impunemente: os cones são prejudicados de maneira irreversível.
Fonte: Site Dr. Leôncio Queiroz Neto

Nenhum comentário: