Em visita a cidades do Alto Sertão da Paraíba, a Agência Nacional de Águas (ANA), alertou nessa quinta-feira (20), a população quanto aos cuidados para economizar o precioso líquido e evitar o desperdício.
A situação é considerada crítica nos açudes de São Gonçalo, em Sousa e Engenheiro Ávidos, em Cajazeiras, onde os reservatórios estão com níveis bem abaixo da média.
Em São Gonçalo, os especialistas da ANA encontraram água sendo desperdiçada, o que pode gerar um colapso no fornecimento dos serviços nos próximos meses.
Em alguns locais, o desperdício é de 80%. Nas comportas também foram encontradas irregularidades, desta vez, por falta de manutenção.
1.202 irrigantes usam água de São Gonçalo e de Engenheiro Ávidos (Boqueirão), em Cajazeiras.
1.202 irrigantes usam água de São Gonçalo e de Engenheiro Ávidos (Boqueirão), em Cajazeiras.
Os funcionários da agência reguladora afirmaram que vai ocorrer racionamento de água, para que os reservatórios não sequem até o próximo período chuvoso.
São Gonçalo está apenas com 16% da sua capacidade, com 15 milhões de metros cúbicos. O coordenador do Dnocs, Solon Diniz disse que serão feitos ajustes nas saídas de água de Engenheiro Ávidos, pois está sendo liberado mais do que o necessário.
Veja vídeo do G1PB
cancaonoticias com DIÁRIO DO SERTÃO
Nenhum comentário:
Postar um comentário