Com relação ao Açude Grande, o ministro informou que os recursos estão garantidos no orçamento do ministério desde o ano passado, restando agora, a finalização do projeto por parte da administração municipal de Cajazeiras.
O ministro disse que R$ 7 milhões estão disponíveis na Caixa Econômica Federal, aguardando o projeto, para liberação. Segundo informações, o projeto vai urbanizar o entorno do Açude Grande, saindo do lado do sangradouro e indo até o Bairro dos Remédios, com espaço pavimentado para caminhada e uma ciclovia, onde as pessoas poderão pedalar em suas bicicletas, arborização, bancos, conciliando lazer e atividade física.
Com relação à adutora de São João do Rio do Peixe que está sem água nas torneiras depois que o açude responsável pelo abastecimento d’água da população ter secado, o ministro disse que, os recursos também estão garantidos. Segundo ele, estão faltando apenas alguns ajustes no projeto encaminhado pelo deputado José Aldemir, para entrar em processo de licitação.
Em São João do Rio do Peixe, a população está sendo abastecida de forma precária, por meio de carros-pipa e alguns poços artesianos existentes na zona urbana da cidade. Muita gente está comprando água, inclusive, mineral. O projeto está orçado em R$ 11,5 milhões.
De acordo com o último Censo Demográfico feito pelo IBGE, na zona urbana da cidade estão sem água aproximadamente 6.885 habitantes. Já na zona rural, são 11.316 moradores sem água, sendo abastecidos por meio de carros-pipa.
O prefeito de São João do Rio do Peixe, Airton Pires (PSC) também tem corrido atrás de uma solução para o problema da cidade e já esteve em Brasília, ao lado do deputado José Aldemir, oportunidade em que o projeto foi apresentando.
DIÁRIO DO SERTÃO com informações do Gazeta do Alto Piranhas
Nenhum comentário:
Postar um comentário