O governador Ricardo
Coutinho entregou nesta sexta-feira (20), em solenidade na Pirâmide do Parque
do Povo, em Campina Grande, o primeiro lote de máquinas para perfuração e
instalação de poços com seis caminhões, duas perfuratrizes, dois compressores
de ar portáteis, dois munks, dois conteiners para alojamento, dois tanques
“pipa” e ferramentas. Os investimentos somam R$ 5,2 milhões, por meio de
parceria entre o Governo do Estado e o Ministério da Integração Nacional.
As máquinas perfuratrizes e equipamentos, que foram entregues aos operadores da Companhia de Desenvolvimento de Recursos Minerais da Paraíba (CDRM), serão capazes de perfurar até
De acordo com o governador, uma nova equipe de trabalho está sendo treinada pela própria Prominas, empresa fabricante dos equipamentos, e no dia 7 de outubro serão perfurados os dois primeiros poços, um no presídio Serrotão e outro no Batalhão da Polícia Militar, em Campina Grande. “Teremos com as máquinas perfuratrizes a capacidade de instalar 1.200 poços por ano, o que é muito importante para levar água aos municípios e às comunidades rurais”.
Em seu discurso, Ricardo Coutinho agradeceu o esforço do ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, que vai entrar para a história como o que trouxe mais recursos para a Paraíba, citando obras como o canal de Acauã e
Nestes dois anos e nove meses, o Governo do Estado, por meio da CDRM, já perfurou 440 poços com recursos próprios e em parceria com o Projeto Cooperar. O presidente da CDRM, Marcelo Falcão, ressaltou que as novas máquinas vão intensificar a perfuração e instalação de poços nas regiões que enfrentam a escassez de chuvas no Estado. “Para se ter uma ideia, a CDRM trabalhava apenas com duas perfuratrizes e agora a nossa capacidade será ampliada com máquinas de última tecnologia”, afirmou.
Marcelo destacou que as novas máquinas têm capacidade para perfurar poços de até
O coordenador de Infraestrutura Hídrica do Ministério da Integração, José Luiz de Souza, parabenizou o Governo do Estado por ser o primeiro do país a receber as perfuratrizes, graças a um esforço permanente da Secretaria de Infraestrutura Hídrica do Estado e da CDRM. “Estamos felizes em cumprirmos na Paraíba a nossa missão de levar água e produzir mecanismos de convivência com a seca”, completou.
O prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues, falou em nome dos prefeitos e ressaltou a importância do maquinário para a abertura de poços nos municípios nas regiões do semi-árido que sofrem com a falta de água. “Que as perfuratrizes sejam bem utilizadas e venham a melhorar a oferta de água por toda a Paraíba”, destacou Romero.
Secom PB
Nenhum comentário:
Postar um comentário