quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

Câmara cassa o mandato do deputado federal André Vargas

11/12/2014

A Câmara dos Deputados cassou nesta quarta-feira (10) o mandato do deputado federal André Vargas (sem partido) por quebra de decoro parlamentar. Ele é suspeito de envolvimento com o doleiro Alberto Youssef, acusado de comandar um esquema de corrupção que atuava na Petrobras.


A votação que cassou o mandato do parlamentar do Paraná foi aberta. O placar eletrônico do plenário da Câmara registrou 359 votos favoráveis pela cassação e apenas um contrário, além de seis abstenções. Para que Vargas perdesse o mandato, era necessário que, ao menos, 257 deputados votasse a favor da cassação. A maioria dos partidos com representação na Câmara, incluindo o PT, orientou suas bancadas a votar pela perda do mandato do ex-deputado petista. Apenas os líderes de PMN e PEN optaram por liberar os paralmentares na votação.

Vargas não compareceu à sessão desta quarta-feira, apesar de, no mês passado, ter dispensado seu advogado, optando por fazer pessoalmente sua defesa. Ao G1, ele argumentou que não viajou a Brasília por estar se recuperando de uma cirurgia odontológica no Hospital Albert Einstein, em São Paulo.

Ele chegou a entrar com um recurso na Câmara na noite de terça-feira (9) pedindo o adiamento da sessão para a semana que vem.

No recurso, o deputado do Paraná alegou aos dirigentes da Casa que fez uma cirurgia odontológica no último dia 5 que o impossibilitaria de se defender no plenário.

Na última segunda (8), ele havia enviado um atestado que comprovaria o procedimento cirúrgico a que ele foi submetido. Na ocasião, o parlamentar solicitou uma licença médica até esta quarta-feira. A assessoria de Vargas chegou a enviar fotos do deputado para comprovar a realização do procedimento cirúrgico. No entanto, o recurso dele foi negado pela direção da Câmara porque, pelo regimento, ele deveria ter sido examinado por um junta médica da Casa.

Embora tenha argumentado à Câmara que não poderia fazer sua defesa no plenário da Casa em razão da cirurgia na boca, André Vargas conversou nesta quarta-feira, por telefone, com a reportagem. No diálogo telefônico, que ocorreu por volta das 11h40, o deputado informou que estava em São Paulo para fazer um tratamento no Hospital Albert Einstein e que por esse motivo não iria a Brasília nesta quarta-feira.

“Não irei de forma alguma a Brasília. Minha licença expira só hoje [quarta] à noite”, afirmou Vargas.

G1


Nenhum comentário: