sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

6º BPM realiza Curso de Promotor de Polícia Comunitária

27/02/2015

No dia 23/02/2015 (segunda-feira), o Tenente-Coronel Cunha Rolim, Comandante do 6° BPM, realizou a abertura oficial do Curso Nacional de Promotor de Polícia Comunitária, cujo corpo discente é formado pelos alunos do Curso de Formação de Soldados (CFSd). O currículo foi elaborado pela SENASP e levará o jovem pacificador social a vivenciar uma nova filosofia de policiamento. Nesta segunda-feira (23), o Comandante do 6° BPM, o Tenente-Coronel Cunha Rolim, fez a abertura do Curso Nacional de Promotor de Polícia Comunitária, para os novos soldados da cidade de Cajazeiras, com a finalidade de promover um policiamento cada vez mais confiante das pessoas e estabelecer uma polícia cidadã.




Polícia comunitária é uma filosofia e uma estratégia organizacional que proporciona uma parceria entre a população e a polícia, baseada na premissa de que tanto a polícia quanto a comunidade devem trabalhar juntas para identificar, priorizar e resolver problemas contemporâneos, como crimes, drogas, medos, desordens físicas, morais e até mesmo a decadência dos bairros, com o objetivo de melhorar a qualidade geral de vida na área.

O policiamento comunitário baseia-se na crença de que os problemas sociais terão soluções cada vez mais efetivas, na medida em que haja a participação de todos na sua identificação, análise e discussão. Como pressupostos básicos do policiamento comunitário, ressaltam-se: Ação pró-ativa, ação preventiva, integração dos sistemas de defesa pública e defesa social, transparência, cidadania e Ação Educativa.

A Polícia Comunitária na cidade de Cajazeiras conta como coordenador o Cap. Fernando que também participa do curso como docente da disciplina Direitos Humanos e Mediação de Conflitos.

Como destaque e dentro da grade curricular do referido curso, tivemos uma PALESTRA proferida pelo Dr. RHALDS DA S. VENCESLAU, Advogado, com o tema “AS EXCLUDENTES DE ILICITUDES.”







Nenhum comentário: