domingo, 13 de dezembro de 2015

Dupla de cães é adestrada para descobrir câncer humano pelo faro

13/12/2015

Dois cãezinhos estão sendo especialmente treinados para ajudar a salvar vidas. Alfie, da raça labradoodle, e Charlie, um pastor alemão, vão passar por um treinamento na Universidade de California Davis para aguçar o olfato e ajudar a identificar doenças. O comunicado foi publicado na página da universidade americana no Facebook.

O treinamento dos animais inclui treino de um ano para que possam identificar os estágios iniciais de câncer nos pacientes. Os cachorrinhos, no entanto, já têm habilidades avançadas. A constatação veio de um dos médicos porta-vozes de pesquisas na universidade.
“Nossos novos colegas caninos têm um talento incrível para detecção de odor. Eles podem nos oferecer um salto real no diagnóstico de câncer muito mais cedo e, assim, ajudar a salvar mais vidas”, diz Peter Belafsky, médico otorrinolaringologista e professor da UC Davis.
A universidade, que conta também com uma equipe de veterinários e adestradores na equipe, além dos médicos, pretende fazer com que os bichos consigam farejar sinais da doença na urina, na saliva e até mesmo no hálito humano.
O projeto tem previsão de início em 2016 nos Estados Unidos mas, enquanto isso, a dupla de melhores amigos do homem será ensinada a detectar corretamente o câncer e de socializar com os humanos.

Nenhum comentário: