quarta-feira, 26 de julho de 2017

Bom Jesus realiza sua 5ª Conferência Municipal de Assistência Social

26/07/2017


Foi realizada na ultima  quarta-feira (19),  Prefeitura de Bom Jesus, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, e o Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) promoveram a 5ª Conferência Municipal de Assistência Social, com o tema da “Garantia dos Direitos no Fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS)”. O evento foi realizado no Centro Cultural Edme Tavares, o objetivo foi propor novas diretrizes para o aperfeiçoamento o SUAS.




O evento reuniu cerca de 60 pessoas, entre elas, usuários de políticas sociais, observadores e representantes de entidades governamental e não governamental. Na abertura oficial a mesa de honra foi composta com a presença do presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Lázaro Saraiva, a Secretária Municipal de Assistência Social Sônia Maria, a Secretária de Educação Aucione Leite  representando o prefeito Roberto Bandeira de Melo, a Secretária de Cultura Ana Gonçalves, o palestrante Wagner Lima, o vereador Fabinho Abel, a psicóloga Philomena Couras representando a Secretaria de Saúde, o Pastor Macicleudo Silva, representando a Igreja Metodista e demais evangélicas, Totô Sampaio usuária da política de assistência social, os membros da mesa falaram da importância da conferencia na elaboração de políticas públicas para melhorias do SUAS, por se tratar do momento de debate e avaliação da gestão da política e oferta de serviços, sendo a população parte fundamental do processo
           
Durante a abertura da conferência, o grupo Ballet Raios de Luz realizou uma apresentação artística. Na seqüência, a Psicóloga do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Petruska Belmont, fez a leitura do Regimento Interno da 5ª Conferência Municipal de Assistência Social, ao termino da leitura o Regimento foi colocado para aprovação, sendo aprovado pela maioria dos presentes. Logo após foi servido o lanche.

A palestra ficou a cargo do assistente social do CRAS Wagner Lima, que conduziu os trabalhos. A palestra abordou a trajetória da política de assistência social, a partir da Constituição Federal e da LOAS, a implantação do SUAS, bem como o contexto atual com a PEC 287/16 chamada Reforma da Previdência e sobre o que devemos estar atentos na política de assistência social com esse atual governo ilegítimo.

Em seguida houve a formação de quatro grupos a fim de discutir as demandas e, norteados pela temática elaborarem propostas no sentido de melhorar os serviços do SUAS. Ao final as propostas elaboradas nos grupos foram apresentadas em plenário, onde foram aprovadas. A plenária final resultou no total de 10 deliberações para o município, 06 deliberações para o Estado e 04 deliberações para a União.

O evento contou a com presença da coordenadora do CRAS Eliziane Sampaio, Maria de Fátima conselheira do CMAS, a presidente do conselho tutelar Maria Aparecida, a conselheira tutelar Kel Lopes, a diretora do Maria do Carmo Vaninha, as professoras do grupo de Ballet Raios de Luz Cristiane Teodoso, e Bel Cristina

O evento reuniu a comunidade local, trabalhadores da assistência social, além de representantes governamentais, não governamentais e usuários da política de assistência social. Ao final teve à eleição dos delegados que representarão o município na XI Conferência Estadual de Assistência Social.









 Jocerlan Guedes

Nenhum comentário: