terça-feira, 4 de junho de 2019

Prefeito Roberto Bayma recebe representantes da empaer para discutir programa da agricultura Familiar

04/06/2019

O prefeito Roberto Bayma do município de Bom Jesus, esteve reunido em seu gabinete na ultima sexta feira (31) de maio, a Secretária de Educação Aucione Leite, o Chefe do escritório  da Empaer Regional de Cajazeiras, o sr Edilson Pereira e o Chefe do Escritório Local da cidade de Bom Jesus Tico da Emater. A reunião foi pra discutir o PNAE e Agricultura Familiar, e outras alternativas para a agricultura do município.



E para o agricultor familiar e os estudantes da rede pública de ensino, o que representa a inserção de produtos da agricultura familiar na alimentação escolar?

  • para o agricultor representa um importante canal de comercialização e geração de renda com regularidade, o que possibilita, além do planejamento constante, a certeza de poder assumir compromissos futuros. E todos esses fatores contribuem para a inclusão produtiva, a geração de emprego no meio rural e estimula a criação de associações e cooperativas;

  • para os estudantes é a garantia de produtos de melhor qualidade na escola, contribuindo, ainda, para a formação de hábitos alimentares saudáveis e respeito à cultura e às práticas alimentares regionais.
Em síntese, podemos perceber que, com a inclusão da agricultura familiar no PNAE, os estudantes da rede pública de ensino passaram a contar com uma alimentação escolar diversificada e saudável. E mais, que essa iniciativa pode ser bastante ampliada! No entanto, para que tudo isto ocorra, é preciso obedecer ao limite mínimo de 30% dos recursos, repassados pelo FNDE aos estados, municípios e Distrito Federal, na aquisição de produtos da agricultura familiar.
Secom PMBJ

Nenhum comentário: