16/07/2019
Aconteceu nesta terça-feira (16), no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Cajazeiras às 09:00 horas da manhã, uma reunião com a Comissão de Alocação de água do reservatório do açude Lagoa do Arroz. Estiveram presentes o Tecnico da ANA Wesley, Diretor da AESA Waldemir Fernandes, Representante da Cagepa Cleudismar Alexandre (nenem da Cagepa), Presidente da Comissão Gestora Jocerlan Guedes, Secretária de Agricultura de Cajazeiras Branquinha, Secretária da Comissão Dodô da Serragem, representantes do Comitê de Bacias, João Costa, Humberto Pé de Serra, Emídio e Marcone, o ex vereador Severino Dantas, Aldenor representante da Empaer, João Jácome e Messias escritório da Aesa em Souza, e demais usuários.
O Técnico da ANA, Wesley fez um balanço do açude Lagoa do arroz desde 1995 até os dias atuais e mostrou um gráfico onde o açude teve altas e baixas, e na realidade de hoje foi mostrado que o açude está nos com 12.500 mil m3, com um déficit em relação ao ano de 2018 de 2.000 mil m3.
Para Wesley depois da instalação da Comissão Gestora de Lagoa do Arroz, o açude tem tido um acompanhamento com responsabilidade e que essa reunião de alocação das aguas de 2019/2020, já deixa ajustado todos os usos e consumos que serão alocados para o ano vindouro, onde espera um resultado no final de maio mesmo sem chuvas de 5.000 milhões de metros cúbicos, isso dentro da programação planejada.
Foi falado também que continuará o by passe de 40 voltas para o rio, e uma descarga autorizada de 500 mil metros cúbicos para uma necessidade dos usuários da jusante do cacaré a Várzea da ema, além do aumento de 65 lts/s para 70 lts/s para atender o consumo da cagepa com a instalação de 300 ligações do novo conjunto residencial construído pelo município. Disse ainda que está sendo feito um cadastramento dos usuários do rio cacaré e que depois será preciso fazerem a outorga para terem autorização para utilização da água liberada.
Jocerlan Guedes
Nenhum comentário:
Postar um comentário