12/07/2019
]
Vários agricultores do sítio Cacimba Nova no município de Conceição PB, tem se destacado pela grande produção de batata doce, tomate, macaxeira, feijão vermelho, cebola branca e pimentão. A agricultura é familiar e o método utilizado é a rotatividade de culturas.
Na ultima terça-feira (12), estivemos visitando a comunidade de cacimba nova, nesta comitiva estavam o Presidente da Associação de Cacimba Nova João Costa, Edilson Pereira Chefe do Escritório Regional da Empaer, Tico da Emater extensionista da Empaer Bom Jesus PB e Jocerlan Guedes Radialista da Rádio Oeste da Paraíba.
O Radialista Jocerlan Guedes conversou com alguns agricultores, que falaram sobre a técnica empregada no cultivo das culturas, entre elas estão o sistema de irrigação por micro aspersão onde a água é retirado do açude da comunidade que tem capacidade de 7 milhoes de metros cúbicos. O preparo da terra e a colheita emprega de forma direta mais de 20 trabalhadores.
Segundo o vice presidente da Associação de Cacimba Nova, o agricultor Cícero, o trabalho é permanente e a terra tem que está preparada, para ao final de uma colheita já ser plantado outro tipo de cultura. Essa rotatividade faz com que a terra produza mais, e os resultados são extremamente positivos. Segundo o mesmo depois que iniciou o trabalho de plantio de várias leguminosas, hoje o mesmo que antes andava de bicicleta mudou totalmente sua vida, pois já possui uma camionete HILUX e uma moto Broz 2019, todos com os recursos retirados da terra .
O Agricultor Braz, que é um grande produtor de batata doce, e de outra culturas disse da importância do trabalho contínuo, e da organização da comunidade. Os produtos são vendidos para todo o alto sertão paraibano além do estado de pernambuco. Estamos satisfeito com o nosso trabalho. disse
Já o agricultor Nilton Amador que é plantador de cebola branca, falou que é muito importante esse trabalho na agricultura, pois os resultados aparecem logo, é dali que o mesmo tira o sustento de toda família e ainda sobra muito para vender.
Nenhum comentário:
Postar um comentário