29/11/2019
A escola Maria do Carmo comemorou no ultimo dia 20 de novembro o Dia Nacional da Consciência Negra, o evento aconteceu na escola e contou com a presença do NUCA Nucleo da Criança e do Adolescente que abriu o evento, em seguida seguiram as apresentações. Estiveram presentes a Secretária de Educação Aucione Leite, a Diretora da Escola Josevania Matias, o Ator e membro da Cultura Afro Brasileira Valter Nunes, professores da rede municipal de ensinoo e o Presidente Conselho da Criança e do Adolescente José Claudio. O Balé Raios de Luz apresentou uma peça sobre a vida de Zumbi de Palmares.
Sancionada em 09 de janeiro de 2003, a Lei 10.639 instituiu o dia 20 de novembro como Dia Nacional da Consciência Negra. De acordo com o texto aprovado pelo governo federal, ele deve estar presente no calendário escolar das escolas públicas e privadas de todo o país, do ensino fundamental ao ensino médio.
Outro ponto importante, também sancionado pela Lei, foi que o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira passou a ser obrigatório nas escolas. O tema pode ser discutido em todas as matérias, entretanto, o maior destaque fica por conta de Educação Artística, Literatura e História Brasileira.
Intensificando as ações a promover reflexões acerca do reconhecimento da luta e resistência dos negros ao longo da história do Brasil.
O dia 20 de novembro não foi escolhido ao acaso. Nesta data, em 1695, faleceu uma das mais importantes lideranças negras da história brasileira. Zumbi foi líder do quilombo dos Palmares, atuando fortemente contra o sistema escravista e na busca pela liberdade de seu povo.
Mais de quinze anos já se passaram desde a sanção da lei, por isso, e a escola Maria do Carmo já possui um trabalho sólido em relação ao tema há cinco anos. Há muitas possibilidades com as quais trabalhar, e que vão além das atividades diárias: eventos, exposições, palestra, e apresentações culturais são algumas das opções. Que vivenciamos no âmbito escolar desde a Educação Infantil e as Séries Iniciais e Finais do Fundamental.
Entrelaçados com o objetivo a refletirem sobre a diversidade étnico-cultural para compreenderem que cada povo possui sua identidade própria, presente nas crenças, costumes, história e organização social. Perceberem suas contribuições para o desenvolvimento da humanidade, em especial do Brasil, também levar a se perceber parte desse povo.
SECOM PMBJ
Nenhum comentário:
Postar um comentário