quarta-feira, 29 de janeiro de 2020

Secretaria de Saude de Bom Jesus, realiza palestra sobre as doenças crônicas para os idosos do CRAS

29/01/2020







Foi realizada na manhã desta quarta feira (29), na Unidade Básica de Saúde  Eliza Bandeira, uma palestra sobre as doenças crônicas para os idosos do CRAS , foram responsáveis por essa palestra : Thereza Manoel (Enfermeira e Coordenadora da UBS), Zeneide Santos ( Assistente Social do NASF), Maria Mirian de Sousa (Técnica de Enfermagem) e Mayara (Assitente Social do CRAS).


A palestra foi com  os Hipertensos e Diabéticos do0 CRAS, explicando o que são as doenças crônicas,  cuidados com a alimentação e a importância da atividade física diária, onde totalizou 17 participantes.  

O envelhecimento, infelizmente, aumenta a prevalência de diversas afecções, principalmente as de caráter crônico. Neste cenário, devemos dar atenção especial aos fatores de risco, sintomatologia e prevenção das doenças mais comuns na terceira idade. As afecções cardiocirculatórias apresentam-se com a maior prevalência. Entre elas a hipertensão arterial, os infartos, anginas, insuficiência cardíaca e AVC’s. Ademais, somam-se as doenças degenerativas como o Alzheimer, osteoporose e osteoartrose; doenças pulmonares como pneumonias, enfizema, bronquites e as gripes são destacadas principalmente nos meses de inverno; ainda os diversos tipos de câncer, diabetes e infecções.


Algumas dicas foram repassadas em relação ao cuidado com os idosos.

· Deve-se oferecer ao idoso muito carinho e apoio emocional;
· Não trate o idoso com demência como se fosse um doente;
 · A rotina é a coisa mais importante procurem estabelecer horários fixos, por exemplo: horário das refeições, do banho e de passeios;
· Verifique sempre a segurança do paciente, com a instalação de corrimão no quarto, nos trajetos habituais dentro da casa e no banheiro;
 · Objetos familiares como quadros de pessoa que o idoso gosta deve se mantido a vista; Nunca descuide da alimentação;
 · Jamais o isole, mantenha-o sempre em contato com amigos e parentes,
· Em caso de perda do controle de fezes ou urina a ida ao banheiro deve ser regular, mesmo sem que o idoso peça, por exemplo a cada 2 horas.

Antes da palestra foi oferecido um lanche. Em seguida foi realizado sinais vitais como aferição de pressão, glicemia capilar e medida de circunferência.











Secom PMBJ

Nenhum comentário: