quinta-feira, 11 de agosto de 2022

Em Bom Jesus Secretario de Industria e comercio reúne jovens, Ação visa motivar capacidade empreendedora de adolescentes

 11.08.2022


O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Bom Jesus realizou recentemente, em parceria com a Secretaria de Indústria, Comércio e Emprego, uma manhã de apresentações sobre Educação Empreendedora para a juventude do município.

Participaram da iniciativa os alunos do Núcleo de Cidadania de Adolescentes (NUCA), do Selo UNICEF, a mobilizadora do projeto, Larissa Brito, e o secretário da pasta, Daniel Magalhães.

Guiada pela proposta do curso Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), oferecido pelo SEBRAE, a ação contou com uma introdução teórica ao empreendedorismo jovem e à educação financeira.

Foram debatidas formas de preparação para o mercado de trabalho, tais como cursos técnicos oferecidos pelo Sistema S e o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), além de oportunidades de conseguir um primeiro emprego através de programas como o Primeira Chance e o Jovem Aprendiz.

Ainda nesse momento teórico, os jovens conheceram possibilidades de bolsas de estudo através de programas estaduais e debateram a importância de se preparar para estas oportunidades.

Ao final do encontro, houve um momento prático, no qual alunos e mobilizadores conversaram sobre a necessidade de se construir e se desenvolver um bom currículo, com exemplos de sites e aplicativos que facilitam esta atividade.

De forma dinâmica, os jovens estudantes foram convidados a pensar em que empresas poderiam construir juntos, e o fato de terem optado por criar uma empresa no ramo de Tecnologia da Informação (TI) é mais um indício da importância de se investir na Nova Economia do Conhecimento.

Ao termino da reunião, foi oferecido lanche aos presentes.

"A produtividade do encontro superou as nossas expectativas. Temos a certeza de que a juventude de Bom Jesus, ali bem representada pelas moças e rapazes do NUCA, tem um grande futuro se bem orientada no caminho do empreendedorismo e da educação emancipadora", observou Daniel Magalhães.

Nenhum comentário: