22.12.2023
Na sessão da câmara de vereadores de Mauriti-CE, ocorrida na última sexta-feira (15.12), foi aprovado o projeto de Lei de N° 107 de novembro 2023, que institui o dia do cortador de cana-de-açúcar no município.-
A autoria foi do vereador Rogério do Caldeirão. O parlamentar disse que foi cortador de cana e agenciador, frisando que na época que viajava para São Paulo para trabalhar na lavoura percebeu a importância de reconhecer a categoria.
Segundo o parlamentar, os cortadores de cana injetam uma média de 2 milhões por mês na economia de Mauriti.
A profissão surgiu há aproximadamente 500 anos e atualmente são cerca de 300 mil profissionais em todo o território brasileiro, fazendo jus a homenagem que é o dia do cortador de cana.
Basicamente, como o próprio nome sugere, o cortador de cana, também conhecido por boia-fria, tem a função de cortar a cana dos canaviais que servirá para a produção de combustíveis e do açúcar.
Cada um deles assume uma fileira da plantação e, conforme são cortadas, formam-se pilhas que são posteriormente medidas por um fiscal.
A remuneração se dá por metro cortado, ou seja, não há um valor fixo e depende muito da quantidade de trabalho e obviamente, da qualidade da lavoura.
.
Nenhum comentário:
Postar um comentário