03.12.2024
Representantes da Frente Parlamentar da Água e da Agricultura Familiar da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), da Frente Parlamentar da Água e da Agricultura do Rio Grande do Norte e da Câmara Municipal de Cachoeira dos Índios realizaram uma visita técnica na manhã de sexta-feira (29) às obras do Ramal do Apodi, parte complementar do Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco (PISF).
Proposta pelo deputado estadual Chico Mendes (PSB), líder do Governo da Paraíba na ALPB, a visita teve o objetivo de verificar in loco o andamento das obras, que estão 68% concluídas. Mendes destacou a importância estratégica do projeto para a segurança hídrica e a agricultura familiar no Semiárido, reforçando a necessidade de mobilização junto à bancada federal e estadual para assegurar a conclusão das obras e ampliar o alcance do projeto, incluindo a abertura de uma tomada d’água para o açude Lagoa do Arroz.
“Nossa pauta principal é saber em que etapa as obras estão, mas ao mesmo tempo tentar convencer o Ministério e o Governo Federal a resolver, dentro desse contexto, um ramal que interligue a transposição à Lagoa do Arroz. Tecnicamente, a equipe de engenheiros já nos mostrou duas possibilidades: uma saindo do Tambor, que são sete quilômetros, e outra das proximidades de Bom Jesus, que são apenas dois quilômetros”, relatou o parlamentar.
O ex-deputado estadual paraibano Jeová Campos, que presidiu a Frente Parlamentar da Água da ALPB por muitos anos, também reforçou a necessidade de abastecer o açude Lagoa do Arroz por meio de um ramal conectado à barragem de Tambor. “São áreas agricultáveis imensas, que podem se transformar no melhor centro de produção de alimentos da região. O que não dá é a gente ter água aqui em Cachoeira dos Índios passando na porta da Lagoa do Arroz e não ter a tomada d’água para Lagoa do Arroz. Acorde, senhores deputados e deputadas! Deixem de briga e vão trabalhar!”
O Ramal do Apodi, obra do Novo PAC, começa na estrutura de controle na barragem Caiçara, na Paraíba. Com extensão de 115,5 km, passa pelos estados da Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte, alcançando o reservatório da barragem Angicos, em José da Penha. A obra, com cerca de 68% de conclusão e um investimento de aproximadamente R$ 1,7 bilhão pelo Governo Federal, irá abastecer o reservatório de Tambor, em Cachoeira dos Índios, no Sertão da Paraíba.
Nenhum comentário:
Postar um comentário