quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Administração Presente continua recuperando estradas vicinais e no Sítio Perreiros, o serviço está em fase de conclusão.

27/08/2014

Jazida de material Sítio Pereiros
Nossa equipe esteve no início da semana (25) na localidade do Sítio dos Pereiros em São João do Rio do Peixe, onde a secretaria de infraestrutura comandada por Carlos Medeiros, está próxima de concluir a recuperação das estradas naquela localidade, segundo os relatos que ouvimos um serviço como o que está sendo feito agora, data entre 15 a 20 anos e nos arremetem a gestão do saudoso Abel Medeiros.



Os moradores ainda relataram para nossa equipe, que principalmente na gestão anterior quando era feita alguma melhoria, era apenas a colocação de entulhos em alguns buracos que se formavam na estrada, mais nada comparado com a colocação de um material composto com pouca argila e pequenas pedras, formando uma espécie de concreto natural que uma vez compactado não provoca atoleiros. 


Estrada sitio Pereiros

A região de Pereiros é uma das áreas produtiva no município, produzindo várias culturas como arroz, coco etc. Muita embora estes últimos anos estas plantações foram prejudicadas pela falta de água, o péssimo estado das estradas, aumentavam o frete que acaba encarecendo o produto final para o consumidor.

ÁGUA NA ESCOLA
Sítio Pereiros

Nós também ouvimos dos moradores, que outra demanda muito antiga era o abastecimento da unidade escolar daquela localidade. Durante muito tempo era feito com baldes transportados por professores e alunos. Esta situação agora mudou e para melhor, os que ali residem, afirmaram que o prefeito Airton ao ser procurado pela comunidade de pronto adotou providências para resolver esta questão, e hoje, o abastecimento é feito por intermédio de um poço que estava desativado há vários anos.

Nós conversamos com o Sr. Luiz Alves (Dudú) que destaca inicialmente a recuperação da estrada da comunidade e confirma, que há muito tempo não era feito um trabalho como o que hora está em andamento. 


Para o senhor Francisco Soares, tem perto de 20 anos que não se fazia um trabalho com este. No tocante sobre ao abastecimento da escola que fica ao lado de sua residência, seu Francisco, disse que fornecia água para a unidade escolar até que um dia, seu poço secou, “Daqui da minha casa mesmo foi muita água pra lá, pegava aqui de minha casa, mais infelizmente o poço secou”, Lamento o mesmo. Para ele a ação da Administração Presente trouxe melhora pra comunidade. 

Estão sendo utilizadas no serviço: Uma Moto Niveladora, uma Retro, uma Pá Mecânica e um Caçambão, conseguidos pela atual administração junto ao PAC-2. Outra máquina foi contratada para atender a demanda que conforme testemunhas, estava acumulada entre três ou mais décadas, já que existem relatos de casos que passam de trinta anos de abandono na zona rural.

Na localidade de Viração o senhor Luciano Santana, detacou a inportancia das vias serem recuperadas. Ele frisa que não votou no prefeito Airton Pires mas que reconhece a ação do prefeito e assim como em outras localidades, o desabafo do descaso no passado com as estrdas também é mencionado por ele.

ÁGUA ESCOLA 2

Poço Escola Mata dos Galdinos

No sítio Mata dos Galdinos o problema era idêntico ao do sítio Pereiros, segundo moradores e a professora da Escola Municipal de Ensino Fundamental Gilberto de Souza,  há mais de 14 anos foi perfurado um poço artesiano na administração da Prefeita Catarina e que nunca foi utilizado. Depois de vários anos a escola e a comunidade sofreram com a falta dágua.

O Prefeito Airton Pires, desassoreou o poço que tinha uma vazão mínima e perfurou mais dez metros o que fez o poço ter uma boa vazão, colocou uma bomba submersa e hoje abastece a escola e atende também a comunidade.


A professora da escola Luzia Cezário, o pai de aluno Ivanildo do Distrito de Bandarra e a Merendeira falaram da importância da água para a escola. Já o Sr. Claudio  morador do sito Mata dos Galdinos falou da luta que o mesmo enfrentou para conseguir esse benefício e disse que o prefeito Airton Pires está de Parabéns.

veja as fotos:








Poço Sitio Mata dos Galdinos 14 anos desativado

comunidade Mata dos Galdinos



 Cancão Notícias/ Jotha Herre

Nenhum comentário: