segunda-feira, 6 de março de 2017

Para evitar ser devorada, aranha macho envolve fêmea em ‘ménage’

06/03/2017

Para algumas espécies de aranha o amor é agridoce: os machos são devorados pelas fêmeas logo após a cópula.
Agora, os cientistas descobriram que as aranhas machos mais infelizes do planeta desenvolveram uma estratégia para evitar virar banquete de fêmea faminta após o prazer.

Os machos da espécie aranha-lobo envolvem a fêmea em um “ménage” com mais um macho para aumentar a chance de não ser comido, que passa a 50%. Além disso, o “sexo a três” dura até quatro horas, a fim de deixar a fêmea exausta e sem condições físicas de seguir o rumo da natureza.
O estudo sobre esse incomum comportamento, feito por biólogos da Susquehanna University, na Pensilvânia (EUA), foi relatado no site científico “LiveScience”.
Matthew Persons, professor de biologia e ecologia da universidade, documentou o “ménage” no quintal da própria residência.
“Fiz fotos das posições sexuais por quatro horas”, contou ele. Segundo Matthew, um dos machos perdeu uma perna durante o “sexo a três.
Entre os aracnídeos, o “homicídio” após a cópula acontece em algumas espécies. A caranguejeira pode concluir a cópula com a eliminação do macho para servi-lo, 60 dias depois, aos filhotes recém-nascidos. A viúva-negra ganhou fama, mas o seu caso não é de “homicídio doloso”: o órgão reprodutor do macho pode cair quando é arrancado rapidamente de dentro da fêmea. Isto leva a perda excessiva de hemolinfa (equivalente ao nosso sangue) e morte.
O Globo

Nenhum comentário: