domingo, 21 de maio de 2017

Bom Jesus “Fazendo BONITO na luta pelos direitos das crianças e adolescentes”

21/05/2017


A Prefeitura de Bom Jesus, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, através da Secretária Sonia Maria Bezerra, o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS),representado pela Coordenador Eliziane Sampaio, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e o Conselho Tutelar promoveram mobilizações durante toda a semana pelo combate ao abuso e a exploração sexual contra crianças e adolescentes, a proposta ocorreu para convocar a sociedade a respeito do dia 18 de Maio que foi instituído pela Lei Federal 9.970/00 como o “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de crianças e adolescentes”.

O projeto contou com a parceria da Secretaria Municipal de Educação com o apoio da secretária Aucione Leite de Brito Gouveia, iniciando-se no dia 09 de maio com orientações desenvolvidas nas escolas do município e a divulgação do 2º Concurso de Desenho, Poesia e Redação sobre a temática.

Entre os dias 15 a 17 de maio foram realizadas palestras em todas as escolas públicas do município, pelos Técnicos do CRAS a Psicóloga Petruska S. L. Belmont e o Assistente Social Wagner da Silva Lima, a mobilização contou também com a participação do Conselho Tutelar Municipal, através dos conselheiros José Ronivon Alves da Silva, Jakelline Almeida de Aquino e Rosilany Maria da Conceição e a equipe do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) com a advogada Elicely Cesário e a Assistente Social Julia Maria Nobrega. A ação teve como o objetivo orientar e conscientizar a população escolar, alunos, professores e funcionários das escolas de Bom Jesus sobre as formas de enfrentar, prevenir e denunciar através do dique 100 ou 123 o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.

A proposta do Concurso trata-se de uma maneira de também desenvolver a sensibilização sobre o 18 de maio, foram entregues fichas de inscrições aos participantes bem como as divisões de modalidades do mesmo. As modalidades e as categorias do concurso foram distribuídas das seguintes formas:Desenho: Alunos regularmente matriculados nos anos iniciais do Ensino Fundamental do (1º ao 5º ano),Poesia:Alunos regularmente matriculados do Ensino Fundamental do (6º ao 9º ano),Redação:Alunos regularmente matriculados do (1º ao 3º ano) do Ensino Médio. Todas às categorias irão desenvolver as atividades em sala de aula com a supervisão dos (as) professores (as) nos dias 22 e 23 de maio, ao término serão selecionadas as melhores atividades e receberão prêmios em virtude das mesmas.

Bom Jesus está trabalhando através da Secretaria Municipal de Assistência Social a intersetorialidade, com demais secretarias, órgãos e conselhos. E na manhã do dia 18 de maio foi realizada uma caminhada pelas principais praças da cidade com o objetivo de despertar a comunidade sobre a importância de combater o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes. O percurso contou com a presença de alunos, professores, diretores, coordenadores das escolas, equipe do CRAS, CMDCA, Conselho Tutelar, Policia militar e a participação da sociedade em geral, que através de carro de som e faixas, reforçaram a importância da luta contra a violência sexual.


 fotos:











































Jocerlan Guedes
Com Assessoria do CRAS

Nenhum comentário: