quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Lula acena com novas medidas contra valorização do real

21/10/2010:

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta quarta-feira que novas medidas para conter a valorização do real perante o dólar podem ser tomadas pelo governo. Na segunda-feira o Ministério da Fazenda aumentou pela segunda vez o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) sobre investimentos de estrangeiros em renda fixa, que passou de 4% para 6%, e a alíquota do IOF cobrado sobre a margem de garantia dos investimentos estrangeiros no mercado futuro, de 0,38% para 6%.

"É importante lembrar que o problema não é do Brasil, o problema é que todas as moedas do mundo estão se valorizando diante do dólar porque os EUA precisam encontrar uma forma de recuperar a economia. Não é o possível que a maior economia do mundo, ou as maiores, tanto a européia quanto a americana, que sabiam de tudo quando eram os países pobres que tinham crise não saibam como resolver a sua própria crise. Se pedisse ajuda, a gente poderia contribuir", afirmou.

O presidente também disse que, por enquanto, o governo não pretende reduzir as importações. "Na hora em que o Miguel Jorge [ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior] me procurar e disser para mim que as importações estão incomodando, nós iremos tomar medida. Por enquanto, o que ele acha é que a gente não tem que diminuir as importações, mas nós temos que continuar trabalhando para aumentar as nossas exportações".  
Fonte: Terra

Nenhum comentário: