quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Governo Ricardo Coutinho pode estar fechando contrato com empresa investigada pelo MPRJ para terceirização da saúde

25/08/2011


O jornalista Rubens Nóbrega escreveu em sua coluna no Jornal da Paraíba, desta quinta-feira, 25, sobre a possibilidade do Governo estadual contratar uma empresa de serviços médicos para atuar em hospitais paraibanos, sobretudo no Trauma, com o término do contrato com as cooperativas médicas.

Segundo o texto de Rubens Nóbrega, a empresa é Toesa Service que dispõe de equipes completas compostas por motoristas, socorristas, técnicos de enfermagem, enfermeiros, resgatistas, médicos e pessoal de apoio. O jornalista disse ainda, que as conversas com a empresa estão acontecendo há certo tempo, mas que, agora, parece estar tudo se afinando para a vinda da empresa para atuar em João Pessoa, pelo Estado e PMJP.

Acontece que a Toesa Service está sendo investigada pelo Ministério Público do Rio de Janeiro por suposta fraude na Secretaria de Saúde do Rio, assim como pela operação Caixa de Pandora.

O Jornalista faz referência, ainda, à uma postagem em um blog que fala sobre a atuação da empresa no Rio de Janeiro. O texto é de Fernando Gabeira e foi postado no dia 20 de setembro do ano passado. Leia o texto abaixo:

"Os mistérios da Toesa 

20.09.2010 | 14:37

Dentro da campanha para descobrir onde estão as ambulâncias do Estado do Rio, decidimos visitar a Toesa, em Bonsucesso. Evidentemente a epresa não nos permitiu entrar em suas dependências. Mas tivemos acesso, através de outros caminhos, às ambulâncias que estão guardadas lá.

O primeiro caminho foram as fotos feitas pelos funcionários do Samu. O segundo foi uma escada, que nos permitiu subir no muro que circunda o pátio da empresa e fazer as nossas próprias imagens. Finalmente, usando um helicóptero, pudemos filmar tudo o que havia lá dentro.

Não temos ainda uma posição definida sobre o caso. Mas queremos saber porque estas ambulâncias estão aí, qual o contrato de manutenção que as mantêm, porque as ambulâncias não são colocadas em circulação… Enfim, queremos colocar um pouco mais claramente esta relação da Toesa com o governo, uma vez que há denúncias de contratos nos quais a Toesa aparece recebendo pelo aluguel das viaturas o dobro do preço que seria necessário para a compra destes veículos.

Portanto nós queremos levantar toda essa rede de terceirização e de prestação de serviços para o estado. Porque ela precisa – no mínimo – de mais transparência. No máximo, ela pode representar até cadeia para muita gente.

gabeira.com

Nenhum comentário: