terça-feira, 25 de outubro de 2011

Paraíba Prefeituras tem até novembro para enviar planos de ação das escolas com PDE

25/10/2011



As prefeituras paraibanas tem até o dia 30 de novembro para enviar seus planos de ação das escolas beneficiadas pelo PDE Escola para o preenchimento do cadastro. O alerta foi feito pelo senador Vital do Rêgo (PMDB).

Vital lembra que em 2011, serão atendidas 19.095 escolas em todo o território nacional, priorizando as novas unidades escolares que ainda não têm um plano de ação desenvolvido dentro do programa e não receberam as duas parcelas dos recursos entre os anos de 2008 e 2010, que utilizaram uma nova ferramenta de apoio à gestão escolar, o PDE Interativo. O PDE Escola atende ainda 5.748 escolas remanescentes que já têm um plano de ação, mas não receberam entre 2008 e 2010 uma ou as duas parcelas dos recursos para execução do plano. Em 2011, essas escolas continuarão utilizando o módulo PDE Escola no Sistema de Informações Integradas de Planejamento, Orçamento e Finanças do MEC (Simec) via página eletrônica (http://simec.mec.gov.br/) – . A partir de 2012, o PDE Interativo estará disponível para todas as escolas.

Vital relata que em Campina os recursos liberados tratam dos planos de ação liberados em 2009 e 2010. As verbas segundo o senador começaram a chegar às escolas no dia 7 do mês de julho, quando 22 redes de ensino receberam R$ 638 mil. A segunda parte aconteceu no último dia 13 do mesmo período, quando 28 escolas receberam R$ 769 mil. “Temos que investir na educação infantil que é a base da sociedade. . Devemos promover a integração e a socialização de crianças e jovens”, ressaltou o senador.

A articuladora do programa no município Maria de Fátima Gouveia enalteceu o empenho do senador Vital na liberação dessas verbas. “Temos que agradecer ao senador e retribuir esse investimento em ações pedagógicas previstas nos planos elaborados pelas escolas”, disse Fátima.

Recentemente também junto ao FNDE o parlamentar peemedebista pleiteou verba para a implantação de unidades de educação infantil do Programa Pró-Infância e quadras escolares poliesportivas no âmbito do Programa de Aceleração do Crescimento – PAC 2.

Vital do Rêgo informou que os seguintes municípios foram contemplados com a construção de unidades de educação infantil: Água Branca, Aguiar, Areia, Areia de Baraúnas, Aroeiras, Barra de Santa Rosa, Barra de São Miguel, Belém, Bom Sucesso, Bonito de Santa Fé, Cajazeirinhas, Campo de Santana, Cuité, Damião, Dona Inês, entre outros.

Já os municípios de Baraúna, Barra de São Miguel, Catolé do Rocha, Desterro, Livramento, Maturéia, Pedra Branca e Seridó foram selecionados para a construção de quadras escolares poliesportivas. “A construção das quadras escolares poliesportivas visa à aproximação dos jovens ao mundo dos esportes”, afirmou Vital.

Assessoria

Nenhum comentário: