Em conversa com a reportagem da rádio oeste o engenheiro agrônomo Adalberto Nogueira explicou as chuvas de granizo que caíram nas cidades de Monteiro na região do cariri e Princesa Isabel no sertão do estado. Segundo ele o fato é muito raro de acontecer no sertão, somente quando há condensações que são provocadas por fatores totalmente diferentes da região, ou seja, o que acontece é uma pequena diferença de pressão e temperatura na região com a condensação muito rápida de nuvens e o efeito de tempestades que podem provocar essas ações.
Adalberto explicou que é possível acontecer chuvas de granizo em qualquer parte do mundo, inclusive aqui no sertão, mas no semi-árido nordestino acontece com pouca intensidade.
O engenheiro também explicou o atraso das chuvas em nossa região. Segundo ele o que houve foi um bandeamento das águas do Atlântico causando o retardamento das chuvas na região e o fato foi em boa hora, pois a ultima frente fria que se estendeu do Amazonas até o Espírito Santo cortando todo centro Oeste do Brasil tivesse se deslocado pra o nordeste teriam enchidos todos os mananciais e causados grandes danos.
Adalberto também adiantou que as chuvas isoladas continuarão caindo durante todo o mês de janeiro, mas só se consolidarão nos meses de fevereiro a abril, muito embora mês de janeiro pode acontecer modificações climáticas como vem acontecendo.
da Redação com Diario da Oeste
Nenhum comentário:
Postar um comentário