As belezas naturais e urbanas e a receptividade do paraibano, mais uma vez, foram os diferenciais para o turista que visitou a Região Metropolitana de João Pessoa neste verão. Satisfeitos, 97,03% deles afirmaram a intenção de retornar à Paraíba, além de indicarem o estado como destino turístico para outras pessoas. Os dados integram a Pesquisa do Comportamento do Turismo na Região Metropolitana de João Pessoa, a maior e mais completa análise do perfil do turista que visita o estado a cada ano, desenvolvida pelo Instituto Fecomércio de Pesquisas Econômicas e Sociais da Paraíba.
Segundo os dados, 75,21% dos entrevistados tiveram suas expectativas correspondidas ao visitar o estado, enquanto para 21,40% estas expectativas foram superadas. Apenas 2,97% dos turistas mostraram-se insatisfeitos, declarando expectativas abaixo do esperado. O turismo de lazer foi o responsável pelo maior número de visitantes, totalizando 63,13%, enquanto o turismo familiar respondeu por 32,84% das visitas. Um pequeno número esteve na RMJP a trabalho e negócios (2,12%) ou estudos (1,06%).
Ainda de acordo com a pesquisa, 32,42% dos turistas estavam visitando o estado pela primeira vez, enquanto 67,58% já estiveram na RMJP pelo menos uma vez anteriormente. “Este fato se configura em um elemento importante e positivo para o desenvolvimento da atividade turística local, pois representa o elevado grau de satisfação do turista”, declarou o presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo da Paraíba, Marconi Medeiros. “Em uma visão econômica, isto indica um efeito multiplicador, pois além do retorno, ele se torna um divulgador espontâneo do destino turístico”, completou.
Destes turistas que já visitaram a Paraíba, 36,48% afirmou que vem mais de uma vez ao ano ao estado, 23,58% uma vez ao ano e 39,94% não visita com frequência. O levantamento apontou, ainda, que 21,23% dos turistas que visitaram a RMJP também foram a outras cidades do estado. Campina Grande foi a mais procurada (62%), seguida por Patos (12%), Guarabira (6%), Bananeiras (5%) e Areia e Cabaceiras, com 4% cada do total de visitantes.
A visita a parentes ou amigos (31,99%), a indicação de familiares ou amigos (22,46%) e a beleza das praias (11,86%) foram apontados pelos turistas como principais razões da escolha na RMJP. Um percentual de 9,53% dos entrevistados afirmou gostar da cidade, o que deixa implícito que estavam retornando. Por outro lado, a propaganda e publicidade do estado e a indicação de agências de viagens ficaram apenas com 9,75% e 5,72% dos entrevistados, respectivamente. Este fato aponta a necessidade de que ações articuladas entre o trade turístico e agências de viagens sejam desenvolvidas nas agências localizadas nas outras regiões. É importante destacar, ainda, a presença de 5,30% de turistas que procuraram a cidade pelas festividades de verão organizadas pelos governantes e empresários do trade turístico.
Pontos mais visitados
De acordo com os visitantes, o maior atrativo turístico da Paraíba são as praias. As mais visitadas foram Tambaú (85,17%) e Cabo Branco (79,24%), devido à localização central e as programações de verão. Também foram citadas Coqueirinho (42,97%), Bessa (35,13%), Tambaba (32,58%) e Intermares (25,42%).
Já entre os pontos turísticos, os mais destacados na pesquisa foram o pôr do sol na Praia do Jacaré (58,05%), Mercado de Artesanato (57,63%), Farol do Cabo Branco (54,87%), Hotel Tambaú (53,39%), Estação Ciência (53,20%), Parque Solón de Lucena (46,19%) e o Centro Histórico (39,41%).
Serviços Turísticos
Entre os serviços turísticos, a receptividade do paraibano (importante fator na satisfação dos turistas) foi destaque, aprovada por 94,46% dos entrevistados, seguido pela gastronomia (88,07%). O atendimento no aeroporto Castro Pinto também obteve alto nível de satisfação com a aprovação de 85,78% dos visitantes. Apesar do bom desempenho, alguns turistas ofereceram sugestões para aperfeiçoar ainda mais estes serviços, como a ampliação do aeroporto para que possa receber um maior número de vôos e melhorar o sistema de entrega de bagagens.
O atendimento na rede hoteleira também foi satisfatório, com a aprovação de 84,89% dos entrevistados, seguido pelos serviços prestados pelo comércio (82,41%), locação de veículos (68,83%), guias de turismo (64,41%), vida noturna (63,88%), bares e restaurantes (60,25%), sinalizações turísticas (57,80%), informações (54,68%) e a rodoviária de João Pessoa (48,11%).
Os preços praticados pelo trade turístico, outro fator importante na satisfação do visitante, se mostrou positivo. Para 65,71% dos entrevistados, a rede hoteleira em que se hospedaram cobrou um preço justo, enquanto 66,17% aprovaram os preços cobrados nos bares e restaurantes. Os preços de outros serviços tiveram aprovação de 74,32% dos visitantes. O gasto médio por turista observado pela pesquisa foi de R$ 84,51 por dia.
Transporte, hospedagem e refeição
44,92% dos turistas chegaram à RMJP de avião, uma vez que a maioria dos visitantes é proveniente de regiões distantes, como Sudeste e Centro-Oeste. Em seguida aparece o ônibus de linha (29,45%) e o automóvel particular, transporte utilizado por 19,92%.
Já os meios de hospedagem mais utilizados pelos turistas foram os convencionais (56,57%), sendo 33,26% em hotéis, 18,43% em pousadas e 4,88% em flats. Uma expressiva parcela dos visitantes (36,23%) ficou hospedada nas casas de parentes ou amigos. O restante ficou distribuído em residência alugada (4,39%) e residência própria (2,81%). O tempo médio de permanência dos turistas na RMJP é de 10 dias.
Quanto aos locais que costumam fazer as refeições, 79,87% dos turistas afirmaram utilizar restaurantes ou bares, seguido por casa de familiares ou amigos (57,75%) e lanchonetes (18,64%).
Infraestrutura Urbana
De acordo com os resultados obtidos, o serviço de táxi foi o que apresentou melhor desempenho na avaliação da infraestrutura urbana, sendo aprovado por 86,87% dos entrevistados. Em seguida, aparecem os serviços de comunicação (76,76%), sinalização urbana (75,64%), transporte público (74,51%), segurança pública (71,40%), limpeza pública (65,25%) e serviços médicos (60%).
Apesar do bom resultado nos serviços de comunicação, alguns entrevistados ficaram insatisfeitos com os serviços prestados pelas operadoras de telefonia móvel. Dentre as principais críticas estão o sinal fraco de algumas operadoras nas praias do litoral sul e orelhões danificados.
Pontos positivos e negativos
Quanto aos pontos mais positivos encontrados no estado, 43,60% dos entrevistados destacou a beleza das praias como o que mais gostou, seguido pela gastronomia paraibana (32,68%), beleza das praias do Litoral Sul (21,02%), Estação Ciência (19,53%), pôr do sol de Jacaré (16,14%), temperatura das águas (13,90%), tranquilidade da cidade de João Pessoa (12,69%), as belezas naturais do estado (11,20%) e a praia de Coqueirinho (10,08%). Foram citados também a Ornamentação do Natal (7,60%), modificação de João Pessoa (6,62%), a programação cultural na Praia de Tambaú e do Centro da cidade (5,54%) e o respeito à faixa de pedestres pelos motoristas (5,50%).
Já os pontos mais negativos citados pelos turistas foram o atendimento nos bares e restaurantes (15,04%), o trânsito da cidade (14,41%) e a falta de sinalização nas proximidades do aeroporto (14,41%).
A pesquisa ainda ressaltou algumas sugestões dos visitantes para o desenvolvimento do turismo na Paraíba. Entre os principais itens apontados estão divulgar mais os pontos turísticos do estado no Brasil e no exterior, melhorar a sinalização turística na entrada de João Pessoa e na saída para as praias, melhorar a qualificação dos profissionais da área, colocar mapas e placas informando os nomes e pontos turísticos, melhorar a infraestrutura, aumentar a rede hoteleira e as informações turísticas, através de um ponto de informação no Cabo Branco.
Outros pontos importantes sugeridos pelos turistas são a presença de salva vidas em todas as praias, colocar placas informando o nome das praias, fazer uma agenda cultural e divulgar nos principais pontos, melhorar o acesso às praias do Litoral Sul, principalmente Coqueirinho, melhorar a conservação, o acesso aos pontos turísticos e a segurança nas praias urbanas, diversificar as opções de lazer noturno, aumentar o número de voos direto para a Paraíba, dentre outros aspectos.
Perfil do Turista
Do total de entrevistados, 28,81% possui idade entre 26 e 35 anos, e 51,48% são casados ou vivem em regime de união estável, enquanto 40,04% são solteiros. A maioria dos turistas que visitaram a Paraíba neste verão é constituída por mulheres, totalizando 52,97%. Em relação à escolaridade, 44,70% possuem nível médio, seguido por 23,52% que possuem nível superior. Do total pesquisado, 29,66% são funcionários públicos e 24,58% trabalham em empresas privadas.
No que condiz à faixa salarial, 23,29% declararam receber acima de oito salários mínimos, enquanto 20,34% recebem entre R$3111,00 e R$4976,00. Um grupo de 10,81% dos entrevistados não tem ocupação remunerada, estão fora do mercado de trabalho, dependem do cônjuge ou são estudantes.
A maior parte dos turistas que visitam a RMJP é do Nordeste (
37,92%), sendo 51,40% oriundos de outras cidades da Paraíba, com destaque para Campina Grande (37,65%), seguidos pelos Estados de Pernambuco (22,35%) e Rio Grande do Norte (14,53%). Em seguida, aparecem as regiões Sudeste (28,18%) - sobretudo dos Estados de São Paulo (61,65%) e Rio de Janeiro (31,58%) -, Centro-Oeste (23,31%), Norte (4,66%) e por fim o Sul, com 3,18%. Ainda de acordo com o levantamento, 2,75% dos turistas são estrangeiros, provenientes sobretudo da Alemanha, Austrália, EUA, Espanha, Japão, Portugal, Suécia, Suíça, Rússia e Paraguai.
Do total de turistas, 54,66% estavam acompanhados de suas famílias e 27,33% estavam sozinhos.
Metodologia
Do total de turistas, 54,66% estavam acompanhados de suas famílias e 27,33% estavam sozinhos.
Metodologia
A pesquisa ouviu 500 turistas entre os dias 26 de dezembro de 2011 e 19 de janeiro de 2012, escolhidos de forma aleatória, em diversos pontos turísticos, pousadas, hotéis, bares, restaurantes, aeroporto, terminais rodoviários e em diversos pontos turísticos da RMJP. O levantamento das informações foi realizado através de instrumentos de coleta de dados, ou seja, questionários devidamente estruturados contendo (em sua maioria) questões fechadas. Também foi garantido espaço para questões que permitiram aos entrevistados manifestar suas opiniões de forma espontânea. É importante ressaltar que, em algumas questões, os entrevistados poderiam indicar mais de uma alternativa como resposta. Logo, a soma dos percentuais das respostas para questões desse tipo não permitia totalização, já que ultrapassava 100%. Essas questões tinham como objetivo abranger um maior número de respostas de modo a possibilitar uma visão ampla do turista sobre os itens indagados.
Secom PB
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