quinta-feira, 21 de maio de 2015

Município de Carrapateria passará a receber água de Boqueirão de Piranhas nos próximos dias, população de Cajazeiras está preocupada

21/05/2015

A preocupação da população de Cajazeiras em relação à crise hídrica que o município com a irregularidade das chuvas e o baixo nível do açude de Boqueirão, manancial que abastece a cidade, tende a aumentar nos próximos dias. É que para salvar a situação de Carrapateira-PB, o governo do estado estará construindo nos próximos dias uma adutora de engate rápido, para levar água do manancial até a cidade que está em estado de emergência, uma vez que o açude que abastecia o município secou totalmente.

À medida que por um lado aliviará a situação dos carrapateirenses, contribui para aumentar a crise dos cajazeirenses, uma vez que o volume atual de Boqueirão representa apenas 10% de sua capacidade total que é de cerca de 255 milhões de m³.
Até Dezembro de 2015 Cajazeiras deverá consumir algo aproximado de 4,5 milhões de m³, o que equivalerá a quase 20% do volume atual total, isso sem levar em conta a perda pela evaporação. Com o volume morto do açude em torno de 16 milhões, a situação está deixando tanto a população como a própria CAGEPA bastante preocupada, uma vez que em Janeiro de 2016 poderemos ficar perto de atingir a parte intangível da água. A mortalidade de peixes devido à falta de oxigênio é outra grande preocupação, o que poderá deixa-la imprópria para o consumo, ou seria necessário uma alta dosagem de produtos químicos, caso seja atingido esse nível.
Com a diminuição no fornecimento de água por parte da CAGEPA a partir de Junho quando haverá uma redução de 170 para 153 litros por segundo, a chagada da água nas partes mais altas da cidade de Cajazeiras tende a piorar cada vez mais, o que já é um problema enfrentado atualmente pelo órgão, explicou o diretor regional Cleudismar Alexandre (Neném da CAGEPA).
Blogdofurao.com

Nenhum comentário: