Os delegados que coordenaram a caça e a prisão do pernambucano Ivar Pedro (vulgo Márcio), 42, e do paraibano Leonardo José de Sousa (Mago Léo) revelaram na tarde desta terça-feira (30), em entrevista à imprensa que os dois são réus confessos no estupro, roubo, tentativa de homicídio e homicídio de duas mulheres e um bebê levados na semana passada do bairro dos Bancários.
De acordo com o delegado Walter Brandão, as mulheres Glória da Silva, de 42 anos, e Caroline Teles Figueira, de 31 anos foram abordadas enquanto conversavam em frente à residência de uma delas e levadas para um canavial às margens da BR 101,nas proximidades de Goiana/PE.
"Elas foram estupradas, sofreram tentativa de esganamento e atropeladas. Glória da Silva morreu no local", disse a delegada Roberta Neiva.
A sobrevivente, Caroline Teles Figueira, de 31 anos, sofreu fraturas na clavícula e costela. O filho, um bebê de 9 meses, que também estava no carro abordado pelos criminosos, não sofreu ferimentos, mas foi deixado dentro de uma mata.
As investigações apontaram que Ivar foi o autor tanto dos estupros quanto do homicídio e a dupla tentativa de homicídio, contra Caroline e seu filho de nove meses. Ivar, conhecido como Márcio, já tem um vasto currículo criminal, inclusive respondendo a processos criminais, em outros estados e na Paraíba, por roubo de veículo. De acordo com a polícia, embora Léo seja tecnicamente primário, mas quando menor de idade já foi apreendido por roubo.
A polícia identificou, também, que Ivar possuía vários endereços, em João Pessoa, Bayeux, Caaporã, Pedras de Fogo, Itambé e Iragassu.
De acordo com o delegado Walter Brandão, o modus operandi, o carro-chefe, da dupla era assalto e roubo de veículos, que eram levados para o estado vizinho, Pernambuco. "Para a infelicidade das vítimas, que se encontravam no lugar e na hora errada, então esses meliantes ao passar em frente à casa da Glória, abordaram as mesmas e passaram a iniciar essa escalada criminosa", disse Walter Brandão.
Ainda de acordo com o delegado, os dois são peritos em roubo de carro e foram identificados pela prática. Eles haviam roubado um carro em Vicenza/PE e a vítima reconheceu o Mago Léo, o primeiro a ser preso no último domingo.
Em entrevista à imprensa para apresentar os suspeitos, o secretário de Segurança, Cláudio Lima, classificou o crime de monstruosidade. Ele revelou que desde o dia 21 de junho quando foi descoberto o crime que mais de 30 policiais e três delegados se empenharam para desvendar.
A delegada Roberta Neiva que fez toda a narrativa do crime revelou que o pernambucano Ivar Pedro (o Márcio) foi o único responsável pelo estupro das duas mulheres e pela morte de Glória da Silva.
Ainda de acordo com a delegada, Glória foi estuprada enquanto Caroline amamentava o seu filho.
A repercussão do caso provocou medo nos dois que preferiram queimar o carro da vitima a vende-lo - disse a delegada.
O delegado de Homicídio de Goiana/PE, Herbert Martins, que também participou das investigações, revelou durante a entrevista, que Caroline Teles Figueira vem reagindo bem ao tratamento e já deixou a UTI do hospital.
O crime
No dia do crime, por volta das 15h, Leonardo e Ivar se encontraram em Mangabeira VIII, conhecido como Cidade Verde, e por volta das 17h, como era de costume, saíram pilotando uma motocicleta com o intuito de assaltar veículos.
As vítimas foram abordadas na noite do dia 20 de junho pelos dois homens, que estavam em uma motocicleta, na frente da residência de Glória, no Bancários, quando voltavam de uma confraternização. As mulheres se dispuseram a entregar o carro, mas os suspeitos não aceitaram. Ivar assumiu o volante e seguiu com destino à BR 101, onde Ivar e Léo se desentenderam. De acordo com a polícia, porque Ivar queria levar as mulheres, mas Léo não teria concordado, motivo pelo qual deixou de seguir o veículo e foi embora levando a motocicleta.
Ivar disse que às vítimas que as levaria a uma estrada de terra, na ladeira de Goiana, entrando à direita, com a promessa de que as libertaria.
Conforme o relato da polícia, o acusado entrou em um canavial, onde estuprou Glória, colocando-a posteriormente na mala do veículo, apesar de Caroline implorar que Ivar a libertasse.
O acusado, então, retoma a BR com destino a Recife e, em Goiana, a uma distância de 150 metros da BR, no local onde as vítimas foram encontradas, Ivar retirou as vítimas do veículo, colocou o bebê de nove meses na mata, sem nenhum proteção, e estuprou Caroline.
Em seguida Glória foi tirada da mala do carro e as duas vítimas foram amarradas com as próprias vestes e atropeladas. Com politraumatismos, Caroline permaneceu durante toda a madrugada amarrada, vendo a amiga morta e escutando o filho de nove meses chorando, sem ter contato visual com ele. Apenas pela manhã as vítimas foram encontradas.
Além das confissões dos acusados, houve o reconhecimento fotográfico pela vítima e por outros declarantes, que conhecem os suspeitos.
Segundo o delegado Marcos Paulo, os suspeitos permanecerão, nesta terça-feira, na Central de Polícia, e a partir desta quarta-feira serão encaminhados a um presídio. "Eu vou entrar ainda hoje com o secretário do sistema penitenciário, Wagner Dorta, para que ele diga se é melhor levar para o presídio do Róger ou para o PB 1, de forma que legalmente, preservemos a integridade física dele. Nós sabemos que esse tipo de crime, principalmente o sexual, revolta muito, inclusive os presos, mas o Estado tem o dever de preservar a vida, também, desse criminoso", disse Marcos Paulo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário