sexta-feira, 9 de agosto de 2019

Em parceria com catadores e produtores rurais, Municípios fazem gestão de resíduos sólidos

09/08/2019


“O gerenciamento de resíduos sólidos no Brasil enfrenta desafios na transição de um modelo de descarte para outro de coleta seletiva com reciclagem e reaproveitamento. Cada Município tem adotado diferentes arranjos institucionais para cumprir a responsabilidade compartilhada entre Estado, indústrias e consumidores para operacionalização das políticas públicas”. O trecho é do relatório de Ribeirão Preto, em São Paulo (SP), ao Programa Internacional de Cooperação Urbana – América Latina e Caribe (IUC-LAC).


Nos últimos dias, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) divulgou levantamento do IUC-LAC de 165 iniciativas de desenvolvimento sustentável. Divididas em 11 áreas temáticas, as ações podem servir de inspiração aos gestores que buscam o mesmo para suas cidades. Nesta quinta-feira, 8 de agosto, destacam-se três projetos brasileiros para gestão de resíduos sólidos: o Cata Sonho, do Municípios paulista citado acima; o Estádio do Mineirão, em Belo Horizonte; e o Câmbio Verde, em Curitiba (PR).

Segundo a técnica de Meio Ambiente e Saneamento da CNM, Priscila Bernardes, os desafios são muitos para a administração local implementar um sistema socioprodutivo e ambientalmente correto de gestão e gerenciamento dos resíduos sólidos. União e Estados precisam apoiar os Municípios na implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos, e a sociedade tem que reconhecer o resíduo sólido reutilizável e reciclável como um bem econômico e de valor social, gerador de trabalho e renda e promotor de cidadania.

“Além do poder público municipal implementar o sistema de coleta seletiva, é imprescindível a existência, operacionalização e monitoramento de sistemas de logística reversa pelo setor empresarial. Só assim, a comunidade consegue fazer sua parte e destinar os resíduos para os locais adequados”, ressalva. Como resultado, há melhora da saúde pública, do meio ambiente e do trabalho realizado pelas associações e cooperativas de catadores.

prefeitura curitibaAções
Em Ribeirão, o arranjo logístico do setor foi baseado nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). O projeto, do Fundo Social de Solidariedade da Prefeitura, possibilitou que pneus coletados na cidade virassem brinquedos e ornamentação. Em uma das edições da Feira Nacional do Livro do Município, 200 pneus viraram poltronas e desenhos espalhados pela praça central. Apesar de estar em fase inicial, recentemente eles expandiram para o isopor. A prefeitura subiu de 37 para 129 bairros a coleta seletiva, mas o material ainda não é contemplado.

Já na capital mineira, a parceria com a Associação dos Catadores de Papel, Papelão e Materiais

Reaproveitáveis de Belo Horizonte (Asmare) começou em 2013. Responsáveis pela triagem, coleta e destinação final para a reciclagem de todo o resíduo reciclável gerado no Estádio, eles motivaram divulgação positiva na mídia, treinamento dos catadores, conscientização dos torcedores e atendimento integral ao Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos da administradora do local. Além disso, foram reduzidos em 135 mil quilos a quantidade de resíduos que chegava no aterro sanitário de Belo Horizonte.

Projeto mais antigo dos três, o Câmbio Verde funciona em 102 pontos fixos, em todas as regionais de Curitiba, para troca de alimentos de produtores rurais da Região Metropolitana por material reciclável. A ação acontece quinzenalmente, de terça a sexta-feira; e a população atendida recebe o calendário anual para se programar. Com 4 kg de material reciclável, a pessoa tem direito a 1 Kg de alimentos, e 2 litros de óleo de cozinha usado correspondem a 1 kg de alimento.

Brasil
Belo Horizonte, MG - Estádio do Mineirão
Curitiba, PR - Programa Câmbio Verde
Ribeirão Preto, SP - Projeto Cata Sonho
Chile
18 comunidades - Santiago Recicla
Cobertura Nacional - Lei de proibição de sacolas plásticas
Quinta Normal - Escolas Resíduo Zero
Colômbia
10 cidades - Associação CEMPRE Colombia - Compromiso Empresarial para a reciclagem
Medellín e Barbosa - Cooperativa Multiativa de Recicladores de Medellín - RECIMED
Villavicencio - Parque ecológico Reciclante (PER)
Por Amanda Maia
Da Agência CNM de Notícias

Nenhum comentário: