sexta-feira, 17 de janeiro de 2020

MPPB apura esquema de desvio de medicamentos da 9ª Gerência de Saúde, em Cajazeiras

17/01/2020

O Ministério Público da Paraíba (MPPB) está apurando um suposto esquema de desvio de medicamentos da 9ª Gerência Regional de Saúde da Paraíba, em Cajazeiras.De acordo com a denúncia anônima que chegou às mãos do promotor Alexandre José Irineu, cinco mulheres do município estariam recebendo a quantidade máxima mensal do medicamento Somatropina, um hormônio do crescimento que também é utilizado como anabolizante.

O promotor explica, no despacho de instauração de inquérito para apurar o caso, que nenhuma das pacientes faz uso do medicamento, mas estão cadastradas para recebê-lo.
A responsável pelo ‘desvio’ seria a funcionária Layara Severo, responsável pelos cadastros dos pacientes Camily Rodrigues Saraiva, Edilanya e Silva, Kelida L. Sousa Cândido, Maria Rubieli Gabriel de Andrade e Sofia Leite Pereira, “uma vez que conhecedora do login e senha da gerente”, Ana Amélia Fonsêca Pinheiro de Sá.
A denúncia dá conta ainda de um suposto desvio do medicamento Toxina Botulínica, o popular botox, “porém, informa apenas que existem irregularidades na dispensa deste, deixando de apresentar os supostos beneficiados com a conduta, motivo pelo qual, dificulta qualquer atuação deste Órgão Ministerial e justifica a não instauração de Inquérito Civil Público para apurar este objeto”.
As pacientes que recebem o produto, para uso ainda não conhecido, deverão comparecer na Promotoria de Justiça no prazo de 15 dias, valendo a partir do dia 14 de janeiro, para justificarem o recebimento da medicação. Layara Severo, por sua vez, pode responder por improbidade administrativa.
Confira o despacho de instauração do inquérito:

Nenhum comentário: